Como Limpar Pisos Laminados? – Dicas


Os pisos laminados são simples de limpar, mas é preciso ter atenção para não danificá-los ou manchá-los.

Em busca de charme e conforto, muitas pessoas optam pela instalação do piso laminado. Contudo, para conservar a beleza e estrutura desse material é necessário tomar alguns cuidados especiais na hora de fazer a sua manutenção. Em se tratando da limpeza desse tipo de piso é fundamental saber o que não usar, pois qualquer produto errado pode causar danos na sua superfície.

Com as dicas certas é possível deixar o piso da sua casa limpo, com um brilho diferenciado e bem conservado por mais tempo. Quer saber mais? Confira, neste post, como proceder para limpar pisos laminados do jeito certo!


O que não usar?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber quais são os produtos que devem ser evitados na limpeza do piso laminado. Conheça quais são os vilões:

  • Produtos de limpeza que tenham cera ou silicone na sua composição;
  • Água em excesso;
  • Esponjas de aço, enceradeiras elétricas, lixas e demais materiais que sejam abrasivos ou cortantes;
  • Bicarbonato de sódio.

Todos os produtos citados acima acabam impactando negativamente a estrutura do piso laminado e a longo prazo fazem com que perca o seu brilho e a qualidade, o que acaba afetando também a decoração do seu lar.

Quais produtos usar?

Não é necessário fazer uma faxina pesada todos os dias, mas é recomendado limpar o piso laminado com frequência, pois o material acumula sujeira com facilidade, condição que compromete não só a sua beleza, mas também durabilidade.



Para fazer uma limpeza simples e correta, você vai precisar de uma vassoura de cerdas maciais ou um aspirador de pó. Caso use essa última alternativa, é recomendado tomar cuidado na hora de arrastar o tubo de sucção para não provocar arranhaduras no piso.

Já se você usar uma vassoura, dê preferência para aquelas possuem cerdas bem maciais, pois do contrário o objeto também pode arranhar a superfície do laminado.

Além disso, é importante ressaltar que sempre que você derramar algo no piso é preciso limpar ou secar o mais rápido possível para evitar manhas que se tornem de difícil remoção.

Entre os produtos mais indicados para higienizar o piso laminado estão o detergente e sabão líquido neutro, que são eficientes e ao mesmo tempo não têm uma composição forte a ponto de comprometer o material. Para isso, misture o produto na água e aplique no chão com a ajuda de um pano macio.

Quando o objetivo é remover manchas mais fortes que estão no piso, a dica é misturar três colheres de amoníaco com um litro de água. Em seguida, passe no lugar manchado, mas com atenção para não forçar muito e danificá-lo.

Além disso, também existe a possibilidade de usar vinagre, que é considerado um produto multiuso, visto que é útil para diversas limpezas em casa. Basta separar um litro de água, acrescentar três colheres de vinagre e aplicar suavemente no piso. O uso do vinagre é ideal para quem tem alergia aos produtos de limpeza e convive com animais em casa.

Como fazer a limpeza passo a passo?

Existem alguns passos que você deve seguir para garantir que o piso laminado fique limpo e conservado. A primeira coisa a se fazer é tirar o excesso de pó com o aspirador de pó ou vassoura.

O próximo passo consiste em pegar um pano de algodão ou microfibra e molhar em um balde com a solução do seu interesse. Passe o pano sobre o piso até retirar toda a sujeira. Por último, seque o chão com o auxílio de um pano macio.

E aí, viu só como é fácil limpar pisos laminados? Com as nossas dicas, você deixa a sua casa sempre limpa, mas sem interferir na decoração.

Por Simone Leal

Limpeza de piso laminado

Deixe o seu comentário