Cuidados com Móveis de Madeira – Dicas


Saiba como cuidar dos móveis de madeira para que sempre fiquem como novos.

A pauta do dia abre orientações para a manutenção de móveis confeccionados em madeira, de modo a torná-los como novos.

Assim, a primeira pergunta é: Como é possível manter móveis de madeira conservados?

Toda madeira possui estrutura formada de milhares de poros que fazem acumular, ao longo do tempo, muitas impurezas, na medida em que não são corretamente higienizados. Embora pareça estranho, não basta passar pano ou flanela, sendo necessário, ao menos uma vez por mês, lavar os móveis, conforme o caso. Esse conselho é válido, sobretudo, para os móveis posicionados em ambientes externos.


Este processo de higienização deve ser efetuado somente por meio de detergente neutro, e de esponja macia, com muita água.

Vamos às dicas:

1 – móveis de madeira, e de outros tipos de matérias, nunca devem estar expostos ao sol. Toda excessiva luminosidade, que vem dos raios solares, afeta muito a superfície das coisas, e, no caso de móveis de madeira, as mesmas se tornam descoloridas, sofrem uma espécie de envelhecimento precoce. As cortinas são importantes para os proteger e para proteger as coisas dos raios solares.

2 – não pousar nenhum objeto quente sobre um móvel de madeira. Neste caso se trata de panelas que podem ser acomodadas sobre um armário da sala, ou sobre uma mesa de madeira, nas horas de refeições. Esse ato pode deixar manchas que não saem. A dica aqui, evidentemente, está em utilizar pequenas toalhas próprias para calor, para recipientes quentes e de metal.



3 – na hora higienizar, verificar quais os produtos de limpeza mais adequados. A grande maioria dos produtos de limpeza é abrasiva e, inevitavelmente, causam manchas ou arranham toda a superfície dos móveis (preste atenção à superfície de uma pia de pedra, ou mesmo uma pia de metal). O ideal para os móveis de madeira é a utilização de pano seco ou muito levemente umedecido, o qual deve ser submergido em água e sabão neutro, muito bem torcido, em seguida. Deixar o pano quase seco.

4 – embora as dicas de higienização para móveis de madeira contenham sempre um pouco de água, ainda assim, água e madeira não se combinam.

Neste caso, trata-se de manter os móveis de madeira longe do alcance de água, ou seja, de muita água, pois a madeira é material orgânico, ela está repleta de poros que absorvem H2O, que a estuga e dilata, além de fazer apodrecer, ao longo do tempo. Cupins são um capítulo à parte. Outra dica importante é posicionar os móveis de madeira a até três centímetros das paredes, de modo a proporcionar a circulação de ar e o mesmo não esteja exposto à umidade natural.

5 – a marca de cera de abelha pode ser muito útil. A chamada cera de abelha consiste em um produto e unta as superfícies, tornando-as impermeáveis, e, sobretudo para madeiras, que possuem os poros, que podem ser preenchidos com essa substância. Verniz é um capítulo à parte. Observação importante: antes de utilizar um produto deste tipo é necessário conferir se o mesmo possui nenhum tipo de solvente diluído na fórmula.

6 – ter muito cuidado com o tipo de pano que utilizado na limpeza dos móveis de madeira. Neste caso, as chamadas flanelinhas, as mais comuns são de cor laranja, estão entre as mais ideais para esse tipo de higienização, pois os mesmos não dispendem fiapos pelo ambiente e não lixam as superfícies.

7 – a necessária manutenção, que pode ser realizada de tempos em tempos. Regular os parafusos, as dobradiças e as portas no sentido de manter a sua funcionalidade. Além dos cantos e extremidades dos entalhes de madeira. Muitos móveis antigos, além do arcabouço histórico que contém em sua estrutura, são obras de arte e são, também, relíquias que passam de geração em geração.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cuidados com móveis de madeira

Deixe o seu comentário