Dicas para usar o Espelho na Decoração


Confira as diferentes maneiras de utilizar o espelho na decoração da sua casa, para que ela fique ainda mais moderna e elegante.

Você está querendo mudar algo na sua casa na parte de decoração? Hoje vamos falar de um item muito versátil e se bem utilizado pode fazer com que um ambiente ganhe uma cara nova. A peça em questão é o espelho. No texto de hoje, vamos dar algumas sugestões de como utilizá-lo em uma residência. Confira!

– 01ª indicação: uma parede inteira de espelho na sala

O espelho é uma das peças mais versáteis na decoração de uma casa. Uma vez, que ele pode ser adaptado para ser usado em praticamente todos os ambientes. E, nos últimos tempos, uma das apostas dos decoradores é utilizá-lo para preencher uma parede. Essa ideia é utilizada, sobretudo, na sala de jantar.


Esse conceito tem diferentes funcionalidades. A primeira é que um dos primeiros cômodos que se observa em uma casa é a sala de jantar. E ao se deparar com uma parede toda de espelho, essa visão já surpreende qualquer um e logo se tem a ideia de um ambiente sofisticado. Além disso, para residências que possuem um tamanho menor, essa ideia é ótima, pois, ganha-se uma ampliação do espaço.

Outro ponto que precisa ser mencionado é que como vai ter algo que já chame a atenção, você não vai precisar gastar tanto com outras peças decorativas. Uma vez, que além da parede, você vai precisar apenas de uma mesa e cadeiras para compor a sala de jantar. Com isso, mesmo que a parede seja um investimento mais alto, ela vai fazer com que você economize em outros pontos da decoração.

– 02ª indicação: uma porta de espelho no closet que possua mobilidade

Um dos espaços de uma casa em que o espelho é mais utilizado é no quarto. Uma vez, que se pode empregar esse objeto de diferentes maneiras. Uma delas é transformar o espelho na porta do closet e fazer com que ele ganhe papel de destaque no ambiente. Você deve ter lido essa ideia e pensando que esse conceito já é muito utilizado. E você não está errado. Mas, a proposta aqui é fazer com que o espelho tenha uma maior funcionalidade.



Imagine um quarto em que já existe um closet todo pronto ou que está em fase de construção. A primeira indicação para esse projeto é retirar as portas do closet. Lembrando que isso também facilita para que os donos da casa saibam de todas as peças de roupas e sapatos que possuem. A ideia é que você aproveite essa falta de portas de madeira e coloque uma ou duas portas de espelho que se movimentem, ou seja, que possam ser deslocadas.

Imagine a seguinte situação. Você precisa pegar uma peça do seu vestuário que está em uma extremidade, o sapato que está em outra prateleira, os acessórios em uma gaveta mais longe. Com a locomoção da porta, você pode ir se arrumando e também conferindo se tudo está combinando e lhe agradando. Essa ideia é boa, pois economiza espaço, já que o espelho está na porta. Evita eventuais bagunças, uma vez que você vai se arrumando e já conferindo o resultado, caso não goste, você já pode ir guardando todos os itens. A proposta aqui é abandonar a tradicional ideia de uma ou mais portas de espelho fixas.

– 03ª indicação: um espelho grande e uma moldura clássica podem dar outra cara para o seu quarto

Assim como no mundo da moda, as ideias de decoração são reaproveitadas anos depois ganhando novas interpretações. E o espelho que pode ser considerado uma peça versátil é um dos objetos que mais podem ganhar novas propostas. E uma delas é simples e o seu resultado final é surpreendente. Sabe aquele espelho grande que geralmente fica nos quartos, presos na parede? Pois bem, esse espelho que ninguém mais presta atenção, pois, já virou algo trivial no ambiente, ele pode ganhar uma nova “vida”.

Pegue um metro e tire as medidas desse espelho, caso você não se lembre quais são. E procure para comprar ou então peça para algum marceneiro fazer uma moldura para aquele espelho. Hoje em dia, na internet existem muitos modelos de molduras, com diferentes detalhes, cores, texturas.

Para deixar o ambiente mais sofisticado, procure por aquelas que possuem mais adornos, que lembram molduras antigas. Quando o espelho estiver pronto, não o fixe na parede. Procure uma parede e o deixe apenas encostado. Se puder ainda colocar um pequeno objeto de decoração, como um vaso de planta ou lanterna de chão. Você vai conseguir um ambiente maravilhoso e gastando pouco.

– 04ª indicação: objetos de decoração feitos com espelho

O espelho é multifacetado e a sugestão neste item é fazer com que ele ganhe uma nova função. A dica é procurar por objetos de decoração espelhados.

Uma das peças mais utilizadas nas casas hoje e dia para decorar são as caixas. Em qualquer loja de decoração você encontra caixas de diferentes tamanhos e caso elas não venham revestidas por esse material, você, facilmente, consegue levar em uma vidraçaria e pedir para que cubram a peça. Combinar peças de diferentes tamanhos com flores e outros objetos deixam a casa muito mais bonita. Bandejas, letras que formam palavras, vasos espelhados, também podem ser outra aposta. Outra indicação são os aparadores. Esse tipo de móvel é encontrado em diferentes tamanhos.

– 05ª indicação: espelhos trabalhados

Anteriormente, foi citada a ideia de espelhos com molduras. Outra sugestão são os espelhos bisotados. A proposta é que o espelho seja trabalhado. Por exemplo, que ele tenha alguns recortes laterais que criam linhas superiores e inferiores. Ou então que ele seja todo recortado em formas geométricas, como o quadrado. E ainda existem espelhos que são “montados”. São peças espelhadas e que possuem a forma de círculos de diversos tamanhos. Um espelho bisotado pode ser a peça de decoração que falta na sua casa.

Essas foram as dicas de como usar o espelho de diferentes maneiras em uma casa!

Por Isabela Castro

Espelhos decoração

Espelhos decoração

Deixe o seu comentário