Como ter uma Horta em Ambientes Pequenos?


Ter uma horta em casa, em abientes pequenos, é possível. Saiba como cultivar hortaliças e temperos em ambientes pequenos.

Ter uma horta em casa é muito prático, já que você pode economizar nas compras do mercado e ao mesmo tempo ter frutas e legumes fresquinhos para consumo. O detalhe é que nem todas as pessoas possuem quintal, com espaço para manter sua pequena plantação.

A verdade é que uma horta simples pode ser cultivada até em apartamento, desde que se tenha alguns cuidados e sejam escolhidas as hortaliças certas.


Se você está pensando em montar uma horta, mas tem medo que o espaço disponível não seja suficiente, veja algumas dicas de cultivo que podem ser muito úteis.

Aposte nos vasos

Vasos não precisam apenas conter flores. Eles são ótimos para cultivar pequenas hortas, principalmente aqueles modelos retangulares. O principal é não colocar muitas plantas no mesmo vaso e colocá-lo em um lugar visível e que receba um pouco da luz do sol.

Parapeito da janela

Como o espaço disponível é pequeno, surge a dúvida: onde deixar os vasos em que você plantou verduras, hortaliças ou temperos? O truque é aproveitar o parapeito das janelas, já que neste espaço as plantas poderão receber luz solar e ao mesmo tempo estarão à vista, para que ninguém se esqueça de regá-las.



Cuidado na escolha das mudas

Algumas plantas não foram feitas para serem cultivadas juntas, já que podem destruir as outras com quem compartilham o espaço. Um exemplo é hortelã. Antes de escolher as mudas, principalmente se seu objetivo é aproveitar ao máximo um lugar pequeno, verifique se podem ser plantadas juntas.

Caso decida ter hortelã ou salsinha em sua horta, plante as mudas separadas, em um vaso único, para que cresçam sem prejudicar o restante das hortaliças e verduras.

Monte uma horta vertical

O jardim vertical é algo que está em alta e muitas pessoas desejam ter em suas casas ou apartamentos, já que deixa o ambiente bonito e não ocupa espaço. Quem decidiu ter uma horta – e também lida com a falta de espaço – também pode seguir esta ideia.

Ao invés de deixar os vasos no chão – ou apenas no parapeito das janelas – aproveite uma das paredes da casa para uma horta vertical. Pode usar um palete de madeira ou grades de ferro. Só não se esqueça que os vasos não podem ser muito pesados, para que caiam e se quebrem.

Reutilize recipientes

Ao invés de ir atrás de recipientes específicos para plantio, você pode reutilizar algo que já tem em casa, como bacias velhas e garrafas pet. As garrafas são ótimas para uma horta de temperos, que pode ficar tranquilamente no parapeito da janela.

Atenção com a terra

Para se desenvolverem, as plantas precisam estar em uma terra saudável e nutrida. Antes de realizar o plantio, procure por terra de qualidade e adube sempre que for necessário. Verifique também qual é a quantidade ideal para cada vegetal ou hortaliça. Alguns precisam de mais nutrientes, enquanto eu outros não. Tanto o excesso quanto a falta de algum item podem prejudicar o crescimento da sua horta.

Evite o vento

Algumas plantas, como o tomilho e o capim-limão são mais resistentes ao vento, porém, nem todas as que você escolheu para sua horta gostam de ficar expostas ao vento. Então, mesmo que a ideia seja deixá-las no parapeito da janela, todo cuidado é pouco. O ideal é que não recebam muito vento direto em suas folhas.

Atenção às regas e à drenagem

Suas verduras e temperos vão precisar de água, porém, se em excesso, há o risco de as raízes apodrecerem. Atente-se às regas – molhe apenas quando a terra estiver começando a parecer seca – e aposte em vasos com drenagem fácil.

Faça a poda das plantas

Por mais que estejam em vasos e sejam cultivadas dentro de casa, as plantas de uma mini-horta precisam ser podadas, já que é isso que estimula seu crescimento. O ideal é plantar apenas o que vai consumir, para evitar que murchem ou sequem antes de serem utilizadas.

Agora você já está preparado para cuidar da sua horta em um ambiente pequeno.

Por Stephanie de Quadros

Dica de horta vertical

Dicas de horta vertical

Deixe o seu comentário