Xeropaisagismo – O Que é, Plantas Usadas, Como Cultivar


Saiba aqui o que é e quais são as principais plantas usadas no Xeropaisagismo.

O xeropaisagismo é um tipo de cultura de plantas raras e que é desconhecido para muitas pessoas. E para poder fazer esse tipo de cultivo é preciso ter conhecimento das técnicas usadas, já que o xeropaisagismo é a técnica de cultivo de plantas que consomem pouca água. Essas plantas podem ser denominadas “raras” justamente por serem diferentes da grande maioria das espécies. Geralmente as pessoas que fazem esse tipo de cultivo, são apaixonados por plantas e já tem um certo conhecimento. Pois é preciso saber um pouco sobre o assunto para que o cultivo seja perfeito.

Plantas usadas no xeropaisagismo são muito resistentes

As plantas usadas na técnica do xeropaisagismo são bem resistentes. E enfrentam até mesmo grandes ventanias e não sofrem dano algum. A grande preocupação que se deve ter com esse tipo de planta é o consumo a mais de água. Pois elas não precisam de uma quantidade grande para sobreviver.


Veja algumas informações sobre o cultivo no xeropaisagismo

As plantas usadas nessa técnica são bem resistentes, elas são conhecidas como plantas xerófitas e conseguem viver com baixo consumo de água. Podem ser cultivadas em locais bem secos como: áreas abertas, deserto, solos pedregosos e locais de grande exposição do Sol.

Conheça agora algumas plantas usadas na técnica do xeropaisagismo

Algumas plantas usadas no xeropaisagismo são bem fáceis de achar e de cuidar. Entre elas estão:

– Pata de vaca: A pata de vaca é um exemplo que pode ser usado na técnica do xeropaisagismo. Seu cultivo é bem simples e essa é uma planta medicinal que age em diferentes tipos de doenças. Além de ser ótima para decorar, ela tem um papel importante já que pode ser usada para tratar problemas de saúde como diabetes e colesterol. Ela pode ser conhecida como mão de vaca, unha de boi e unha de vaca, justamente pelo formato de sua folha. Sua coloração pode ser esbranquiçada ou avermelhada.



– Cactos: O cacto é um tipo de planta usada no xeropaisagismo. Eles geralmente são usados para decoração e agradam diferentes tipos de pessoas. Por ser uma planta que contém muitos espinhos, algumas pessoas também se mostram resistentes a ela. Mas é necessário apenas cuidado para com essa planta. Existem algumas espécies de cactos que podem dar flores, essas são ainda mais procuradas pelos praticantes do xeropaisagismo. Os cactos podem ser cultivados em locais extremamente quentes, pois são muito resistentes ao Sol e locais airosos. Por essa razão, eles podem ser cultivados tanto na parte interna quanto externa.

Cultivo do xeropaisagismo dentro de casa

Quem quer plantar esse tipo de planta dentro de casa vai precisar de vasos, que em seu interior podem conter: pedras e areias. Depende muito da espécie escolhida. O bom é saber que não precisa de muitas coisas para se praticar essa técnica até mesmo em um apartamento. Mas é necessário que a planta receba um pouco de Sol também, por isso o ideal é que a mesma fique em um local que bata Sol em algum momento do dia.

Cultivo do xeropaisagismo fora de casa

Como já falei antes, as plantas usadas na técnica de xeropaisagismo são fáceis de plantar. Elas gostam de locais secos e que tenham Sol, mas é preciso sim que ela receba um pouco de água. Dessa forma seu cultivo será perfeito.

Quanto custam as plantas usadas no xeropaisagismo?

O valor desse tipo de planta é muito relativo. Existem algumas que podem custar R$10,00 e outras R$150,00 ou até mais. Quanto mais rara for a planta, a tendência é que ela seja mais cara também. A justificativa para esses valores é devido a finalidade das plantas xerófitas serem usadas em decorações diversas.

Como vimos aqui nesse texto, o xeropaisagismo é bem mais simples que parece. Só é preciso usar as técnicas de cultivo de forma correta!

Escrito por Cristiane Amaral

Deixe o seu comentário