Como Pintar Parede – Dicas e Cuidados



  

Veja os erros mais comuns que cometemos ao pintar as paredes.

Muitas pessoas já passaram pela situação de precisar pintar as paredes de sua casa ou outro local, sem ajuda de algum pintor profissional. E normalmente o que acontece é a falsa sensação que essa função é tão fácil, que nada pode dar errado. E é justamente aí que os problemas acontecem, e o que era para ser simples se torna um grande pesadelo. Até porque um galão de tinta não está barato. Para não acontecer esse tipo de problema com você, sugiro que leia todas as dicas abaixo, você irá descobrir o que não deve fazer ao pintar alguma parede.

1-Não use a mesma tonalidade de tinta em diversas paredes do ambiente

Pode até parecer mentira, mas muitas pessoas que não tem experiência com pintura de paredes acabam cometendo o erro de pintar várias paredes de um local da mesma cor. Isso pode acontecer por ela achar mais prático ou simplesmente por gostar muito da cor escolhida. Mas usar a mesma cor em várias paredes do mesmo local só vai poluir e deixar feio. Não adianta dizer que é moda, pois não é. O ideal é mesclar as cores da parede do ambiente e assim ele vai ficar equilibrado.

2-Não faça acabamentos sem experiência de pintura na parede

Algumas pessoas costumam se empolgar quando decidem pintar as paredes de casa. É até compreensível toda essa empolgação, porém, quando se tenta fazer algum tipo de acabamento sem ter noção, o resultado pode ser muito ruim. E isso só vai desperdiçar tempo e dinheiro. Tente focar apenas em uma pintura simples com a cor certa e seu ambiente ficará perfeito.

3-Não use materiais velhos e desgastados

Outro erro bem comum que as pessoas cometem ao pintar a parede de um ambiente, é usar tintas, rolos e pincéis velhos. Sabe aquela frase “O barato pode sair caro”, ela se encaixa perfeitamente nesse exemplo. O ideal é ter essas ferramentas novas e a tinta dentro da validade, se não a dor de cabeça vai vir depois sem escapatória. As tintas velhas ficam aguadas e formam bolhas, já os rolos e pincéis danificados não vão dar aquele acabamento liso e esperado e no final será frustrante.

4- Não pinte o teto de branco

Já sabemos que o teto branco é um charme a mais na pintura da casa, porém, se você não é tão seguro em relação a pintura de paredes, escolha outra cor para o teto. O branco chama muita atenção das pessoas e não pode ter nenhuma falha, pois é percebido facilmente.

5-Usar vários tons de tinta nas paredes do ambiente

Esse erro também é cometido facilmente por pessoas que não tem noção de pintura de paredes. E pode se tornar grave pelo fato de deixar a casa sem harmonia e sem identidade, dando a impressão que foram usados restos de tintas em cada cômodo. Tente pelo menos seguir um equilíbrio de cores, no máximo duas.

6-Não pinte paredes que não estão niveladas




Um erro muito comum em pequenos mutirões caseiros, que geralmente são feitos por pessoas sem experiência, é pintar as paredes sem estar niveladas com massa corrida, o resultado será uma parede feia, mesmo usando a cor mais linda. Caso não possa nivelar essa parede não pinte. Será tempo perdido.

7-Evite misturar várias cores no galão de tinta

Pode acontecer de a cor disponível ser sem graça, e já aconteceu várias vezes de algumas pessoas misturarem um pouco de alguns restos de tintas e no final ter uma cor feia e que não combina com nada. Por favor, não cometa esse erro.

8-Não passe tinta clara por cobrir tinta escura

Se você não está disposto a lixar as paredes para retirar uma tinta de tom escuro, se deseja pintar um tom claro, é melhor nem pintar. Pois se passar a tinta clara por cima de uma tinta no tom mais escuro, terá um acabamento feio e paredes manchadas.

Essas são as dicas do que não fazer ao pintar as paredes de algum ambiente!

Escrito por Cristiane Amaral





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *