Cuidados com o Jardim – Excesso de Chuva


Veja como salvar suas plantas depois de um dia de chuva forte.

Quem gosta de cuidar de plantas e tem algumas em sua casa, já deve ter passado por momentos difíceis depois de um dia de chuva forte. E algumas pessoas nem sabem como salvar a planta afetada pela chuva e tudo isso por falta de informação. A boa notícia é que existem algumas dicas infalíveis caso aconteça algum problema com sua planta depois de um dia de chuva forte.

Veja as melhores dicas logo abaixo:

Dobre a quantidade de adubo em suas plantas

Essa é uma dica bem simples e que pode salvar muitas plantas caso ocorra o excesso de água da chuva. Com uma quantidade maior de adubo na terra, não se perde os nutrientes essenciais da planta e ela não sentirá o impacto. Além de aumentar o adubo, é indicado também dobrar a quantidade de fertilizante.


Deixe sua planta em lugar arejado para evitar a proliferação de fungos

As fortes chuvas também são responsáveis por trazer diversos tipos de fungos para as plantas. Depois que essas plantas recebem uma quantidade grande de água da chuva, elas têm grandes chances de desenvolver alguns tipos de fungos que podem acabar totalmente com elas. Por isso o ideal é depois que perceber que a planta ficou encharcada, deixar ela em local bem arejado e com muita ventilação e assim as chances de ela se salvar serão bem maiores.

Diminua as irrigações de suas plantas em época de pancadas de chuvas

Existe um ditado que tudo em excesso não faz bem. E isso funciona perfeitamente com as plantas. Assim como deixar a planta sem água por muito tempo pode matá-la, o acúmulo de água pode também destruir uma planta, mesmo que ela seja uma espécie forte e resistente. Uma dica bem legal para não matar sua planta por falta de informação, é deixar de regá-la depois que ela passou por uma forte chuva. O ideal é ficar de olho na terra e ver o nível de umidade dela, se sentir que ela ainda está molhada é sinal que ela não precisa de mais água. Uma dica infalível é observar as suas folhas, se estiverem bem verdinhas é sinal que ela está bem hidratada.

Faça uma drenagem no seu jardim

Para quem mora em locais que têm muitas chuvas, o ideal é fazer uma drenagem no seu jardim. Assim, as chances de ter a água acumulada na terra são bem menores. A drenagem também é indicada para as pessoas que não têm tanta experiência em cuidar de plantas, principalmente depois de uma chuva muito forte.



Prevenção contra chuvas pode evitar o problema

Sabemos que é melhor prevenir do que remediar, então para quem já sabe que a chuva pode chegar de surpresa, o melhor é estar preparado e proteger as plantas de uma forte chuva. Uma dica bem legal é fazer um sombrite, que é uma tela que é usada geralmente em estufas e protegem as plantas da exposição ao sol e também controla o volume de água que vai chegar até as plantas. Essa ideia pode parecer um pouco complicada para algumas pessoas, porém, ela pode evitar desastres enormes com as plantas em dias de chuva.

O excesso de água pode apodrecer a raiz da planta

Vale lembrar que, às vezes, é difícil perceber que a planta sofreu danos com o excesso de chuva. Muitas das vezes olhamos para as folhas e elas aparentemente estão normais, porém, em alguns casos, a raiz da planta está apodrecendo e os efeitos desse problema só vão aparecer quando não se tem nada a fazer. É bom ficar atento a qualquer cheiro diferente vindo da sua planta.

Siga essas dicas e mantenha suas plantas saudáveis e sem acúmulo de água!

Por Cristiane Amaral

Jardim

Deixe o seu comentário