Ar Condicionado Split, Janela e Portátil – Qual o Melhor Tipo?


Saiba aqui quais as diferenças e o melhor tipo de ar condicionado para a sua casa.

A obtenção do conforto adequado em empresas, residências e locais diversos do convívio social exigem a adoção de equipamentos que sejam adequados para o alcance desta pretensão delimitada.

Neste sentido, uma das melhores possibilidades consiste no ar condicionado para obter um ambiente arejado e agradável aos seus usuários, sendo que os modelos principais deste equipamento serão abordados em seguida neste artigo.


Como funciona ar condicionado

De forma geral, o ar condicionado em suas diferentes modalidades funciona de maneira semelhante à geladeira, possuindo uma substância com a capacidade de gerar resfriamento no sistema de serpentina que existe dentro desta estrutura considerada.

No caso dos aparelhos de ar condicionado, este elemento consiste no R-22, o qual tem como componentes básicos cloro, carbono e flúor, tendo a capacidade de entrar no estado gasoso em temperaturas baixas a partir de 7º C.

Com esta habilidade, o R-22 encontrado nos equipamentos de ar condicionado percorre sistemas diferenciados retirando, com isso, o calor presente no ambiente externo e oferecendo um ar mais frio para proporcionar a melhoria da sensação térmica pretendida.



Apesar deste sistema geral de funcionamento, existem diferentes tipos de ar condicionado cuja escolha adequada depende de considerações como sua capacidade de resfriamento, bem como o modelo mais indicado para as necessidades de determinado consumidor.

Ao considerar este aspecto, o artigo em questão irá apresentar a seguir alguns detalhes relacionados com as diferentes modalidades de ar-condicionado para uma escolha correta no momento de sua aquisição e uso.

Principais características do ar-condicionado janela

O ar condicionado janela é o modelo mais tradicional presente no mercado nacional, sendo indicado para ambientação de locais com menores dimensões e que possuam alternativa para mudanças de sua fachada.

Isto se justifica porque parte destes equipamentos precisam ficar na parte externa no prédio em que serão instalados.

Ao considerar suas vantagens podem ser mencionadas a sua facilidade de instalação quando se pensa em outros modelos de ar-condicionado, além dos valores financeiros mais econômicos para sua devida obtenção.

No entanto, não possuem tecnologias modernas em seu uso – apenas a presença de controle remoto -, a capacidade de refrigeração é condicionada a no máximo 30.000 BTU´s e apresenta, ainda, uma elevada produção de ruídos.

Detalhes principais do ar condicionado portátil

O ar condicionado portátil consiste naquele modelo que pode ser transportado para diferentes cômodos do local em que é utilizado, sendo indicado para ambientes menores com estrutura antiga que impede a sua mudança para colocação de uma opção janela deste equipamento, por exemplo.

A sua principal vantagem reside na sua elevada mobilidade, havendo a exigência no local para seu uso apenas de uma janela a qual será usada para conectar um tubo que realizará a troca de ar entre os ambientes interno e externo.

Com relação às desvantagens em sua adoção é preciso mencionar o seu peso – média de 30 quilos – que dificulta seu transporte, nível elevado de ruído quando está funcionando e a capacidade de refrigeração reduzida, pois consegue fazer no máximo 14.000 BTU´s.

Informações relevantes sobre ar condicionado Split

Ao abordar o ar condicionado Split é preciso destacar que este é o modelo mais moderno em uso na atualidade, possuindo em sua estrutura duas partes integrantes:

· Evaporadora: tem como função distribuir o ar frio no ambiente estando instalada dentro do cômodo de seu uso.

· Condensadora: tem como finalidade resfriar o ar vindo do cômodo com sua localização estando presente na parte externa do ambiente.

Pode ser utilizado em ambientes de variadas dimensões, mas que permitam a mudança de fachada e também alterações internas para que as tubulações deste tipo de equipamento sejam devidamente instaladas.

Quanto às suas vantagens podem ser considerados itens como sua grande capacidade de refrigeração – até 80.000 BTU´s -, emissão reduzida de ruídos, bem como tecnologias modernas como Inverter que permite uma maior economia em seu consumo energético.

Mas é preciso mencionar que o ar condicionado Split possui um custo elevado para sua instalação, além de exigir um bom espaço no forro do seu local de instalação, que se torna um problema para locais que apresentam um pé direito mais baixo.

Conclusão

Assim, ao conhecer em detalhes os pontos relevantes dos variados tipos de ar condicionado adotados na atualidade, basta delimitar o mais indicado para suas utilizações básicas que serão a ele aplicadas na rotina diária.

Ana Camila Neves Morais

Related Post

Deixe o seu comentário