Quais critérios você usa para escolher a melhor cor para suas paredes? Confira algumas dicas.
A cor das paredes é um ponto fundamental para o clima da casa. Por mais que alguns encarem como mero capricho ou mero detalhe, a verdade é que a cor que você escolhe para as paredes é o que vai determinar qual vai ser a atmosfera do ambiente.
As cores estão diretamente ligadas ao nosso bem-estar e nos causam sensações. É provado por estudos psicológicos e comportamentais que determinadas cores influenciam-nos de formas diferentes, podendo promover paz ou mesmo nos instigar algum desejo. Então o que se deve considerar para fazer essa escolha? Vamos te dar algumas dicas.
1. Observe bem o seu ambiente
Antes de sair comprando as latas, preocupe-se em observar o espaço cuja pintura será aplicada. Veja a cor da decoração, dos móveis, e pense no que definitivamente não se adequa, para não validar essas opções e se arrepender depois.
2. Pense no seu gosto
Não escolha uma cor apenas para atender ditaduras decorativas. Considere as cores que você – ou quem viverá no ambiente – gosta, pois de nada adianta ter a sala da moda se você olhar a parede e se irritar porque detesta a cor.
3. Considere os efeitos das cores
Como dissemos acima, as cores influenciam em nosso comportamento. Cores quentes, por exemplo, dão estímulos. Portanto, se for para o seu quarto, talvez não seja a melhor opção. Assim como verde, que inclina à calmaria, pode não cair bem em um ambiente de trabalho, como um escritório, por exemplo.
4. Considere a luz ambiente
Lembre-se que as cores mudam de acordo com a iluminação. Então de nada adianta você escolher a cor se a iluminação vai interferir, alterando o resultado.
5. Limite sua pintura
Não deixe a esmo onde vai ser pintado. Delimite a área da sua pintura, até para ter ideia do trabalho que terá e quanto material vai usar.
6. Simulação
Hoje existem muitos simuladores virtuais para que você “teste” as cores antes de pintar definitivamente. Na dúvida sobre o que mais te agrada, tente usar algum programa.
Outro ponto importante é possuir o círculo cromático em mãos, a fim de consultar a complementação das cores.
Por Carolina B.
