Saiba como fazer render o seu produto para ter mais gastando menos.
O detergente é um dos produtos de limpeza mais usados em nossas casas. Apesar de possuir um valor um tanto quanto acessível quando colocado na balança com outros produtos, existe uma forma de fazê-lo render ainda mais.
Para os que gostam de investir ou mesmo de descobrir coisas novas e aderir ao famoso faça você mesmo, sem a necessidade da dependência de produtos industrializados, venha conosco aprender a fazer o seu próprio detergente.
Existem detergentes de diversos aromas, além do neutro. Dentre eles, escolhemos a receita de um muito querido pelas donas e donos de casa: o detergente de coco.
Para começar a fazer o seu detergente caseiro, primeiro você precisa ter em mãos todos os ingredientes. Você vai precisar de 2 litros de água, sendo essa fervente; meio copo de vinagre do tipo branco; 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; 1 barra de sabão de coco, de 200 gramas.
Agora que você já reuniu tudo o que precisa para a produção de seu detergente caseiro de coco, vamos ao passo a passo:
1. Em um recipiente grande – que caiba toda a mistura que vai ser feita, rale a barra de 200 gramas de sabão de coco.
2. Na sequência, adicione à bacia a colher de bicarbonato de sódio, misturando o pó ao sabão de coco presente no recipiente.
3. Coloque a água para ferver. Quando ela levantar a fervura, adicione gradativamente a água quente ao sabão que está misturado ao bicarbonato de sódio. Misture aos poucos, de forma a não empelotar, deixando o sabão se dissolver, fazendo uma mistura que vai chegar ao ponto cremoso.
4. Chegado o ponto cremoso, adicione o meio copo de vinagre à mistura. Quando o vinagre é adicionado, a mistura fica menos cremosa, é normal, mas você deve continuar mexendo para que volta a ser uma mistura homogênea.
Pronto.
Você vai perceber que o detergente caseiro fica um pouco mais ralo que o que compramos, mas vale lembrar que ele não agride o meio ambiente e limpa tão bem quanto o industrializado que encontramos nos mercados. Na dúvida, veja esse vídeo:
Por Carolina B.