Não importa o motivo, se em reforma ou construção, pintar uma casa ou outro empreendimento sempre gera dúvidas. Uma delas é a respeito da quantidade de tinta certa a ser usada nas paredes. Caso isso não se seja feito de modo correto, pode ou faltar produto ou desperdiçá-lo.
O primeiro passo é analisar o tamanho da área que receberá a pintura. Dessa forma, meça a largura e a altura das paredes, usando uma fita métrica. Depois, multiplique esses valores para obter o tamanho do metro quadrado total.
Não se esqueça de que o espaço ocupado por portas, janelas e partes azulejadas deverão ser subtraídos do valor resultante. Para isso, siga o mesmo sistema de cálculo informado, retirando essa medida do tamanho geral
Antes de fazer o cálculo, é importante observar quantas demãos de tinta serão necessárias. O recomendado é considerar duas demãos. Para decidir isso, basta ler a embalagem do produto ou acessar o site do fabricante, informando o quanto é o seu rendimento.
Depois de definir o número de demãos, é hora de calcular a quantidade de tinta necessária. Nesse sentido, basta seguir estas fórmulas:
· Divida a quantidade de rendimento da tinta pelo número de demãos.
· Depois divida o valor total da área a ser pintada pelo valor obtido no cálculo de rendimento.
· O número resultante corresponderá à quantidade de tinta necessária.
Em uma embalagem de 20 litros de tinta, é informado que o produto rende 200m2 por demão. Vamos considerar nesse caso duas demãos. Então, primeiro será preciso dividir essa área por dois (número de demãos).
O valor obtido foi de 100m2, e suponhamos que será pintada uma área de 300m2. Dessa forma, esse tamanho deverá ser dividido por 100m2. O resultado será três. Portanto, serão necessárias três latas de tinta para pintar toda a área.
200m2 / 2 (demãos) = 100m2 de rendimento.
300m2 / 100m2 = 3 latas.
Os cálculos para saber a quantidade de tinta ajudam bastante na hora de pintar paredes com economia. Mas também é importante retirar suas imperfeições fazendo um bom preparo, para evitar outros desperdícios.
Isso pode ser feito lixando sua superfície com espátula ou escova de aço. Se necessário, passe depois um pouco de preparador de paredes, seguindo recomendações do fabricante.
Gostou dessas dicas? Conte para a gente nos comentários!
Por Camilla Silva
Confira aqui quais plantas ajudam a refrescar o ambiente dentro de casa. Em meio à… Leia Mais
Saiba aqui o que é, quais são os materiais necessários e como fazer Amigurumi. Se… Leia Mais
Confira aqui quando você deve montar e sua árvore e decoração de Natal. Com o… Leia Mais
Utilizar a critividade em atividades diárias pode ser uma ótima forma de expressar ideias e… Leia Mais
O conceito de hygge na decoração é uma excelente escolha para quem deseja tornar a… Leia Mais
Hoje em dia os apartamentos estão cada vez mais caros e com espaços menores. A… Leia Mais