Massa corrida – o que é e para que serve?



  

A massa corrida é um produto muito utilizado na preparação de superfícies que irão receber novas pinturas. O recurso é indispensável para que o acabamento fique bonito, liso, uniformizado e apresente maior durabilidade.

A fabricação da massa corrida conta com elementos que garantem propriedades selantes. A aplicação oferece a vantagem da redução no consumo de tinta, isso acontece, pois o produto é capaz de diminuir a porosidade da parede fazendo com que ela absorva menos líquido. Outro benefício apresentado é que sua fórmula proporciona maior agilidade no processo de lixamento.

A preparação e produção da massa corrida consistem num processo industrial simples que contam com a mistura de várias matérias-primas. Os principais componentes utilizados na fabricação do produto são: água, calcita, bentonita, bactericida, CMC, dispersante ou parafina, emulsões, entre alguns outros.

Quando uma pintura é realizada sem o emprego de massa corrida ou ainda com a aplicação errada, os resultados são claramente insatisfatórios e podem inviabilizar toda uma reforma. Em casos assim, é possível perceber rachaduras, buracos, furos, imperfeições e diferenças na textura e nivelamento.

Existem 2 variações desse produto no mercado: a Massa Acrílica e a Massa Corrida PVA, mas afinal qual a diferença entre as duas? Bom, de maneira geral, a massa acrílica é indicada para ambientes externos ou internos enquanto que a massa corrida de PVA é recomendada apenas para o interior dos ambientes.




Embora ambas tenham a função de nivelar, equiparar paredes e apresentar bons resultados no acabamento, a massa acrílica de PVA é mais barata, pois não oferece resistência à umidade e chuvas. Já a massa acrílica proporciona vedação completa. Visto isso, para tomar a melhor decisão, é preciso que o cliente pense se o local da reforma é seco ou úmido. Caso a escolha não seja adequada, a parede apresentará no futuro esfarelamentos ou bolhas.

Com o intuito de facilitar a vida das pessoas, já existem no mercado opções de massas corridas coloridas que dispensam a utilização da tinta. Outro recurso bastante explorado é a decoração de ambientes com esse tipo de produto. É possível conseguir efeitos de textura e formas que dão um ar descontraído e moderno aos ambientes sem que o consumidor precise gastar tanto. Muito legal, não é mesmo?

Veja como aplicar

Massa corrida:

Massa acrílica:





3 comentários sobre “Massa corrida – o que é e para que serve?

  1. Pode usar a massa por cima de azulejos? Por exemplo na minha cozinha que é revestida de azulejos e não quero tirar tds e em uma parte gostaria de pintar, reative pensando e surgiu a dúvida se pode passar a massa no azulejo e depois pintar.

  2. As paredes receberam uma camada de gesso para corrigir as barrigas ocasionadas por um reboco mal feito e em cima deste foi aplicada massa corrida. Um outro pedreiro analisando as paredes verificou que as mesmas estão fora de prumo e aconselhou que eu fizesse um novo reboco. Pergunta: esse novo reboco vai ter uma ótima aderência? Não terá problemas de futuramente começar a cair?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *