Massa corrida – o que é e para que serve?

A massa corrida é um produto muito utilizado na preparação de superfícies que irão receber novas pinturas. O recurso é indispensável para que o acabamento fique bonito, liso, uniformizado e apresente maior durabilidade.

A fabricação da massa corrida conta com elementos que garantem propriedades selantes. A aplicação oferece a vantagem da redução no consumo de tinta, isso acontece, pois o produto é capaz de diminuir a porosidade da parede fazendo com que ela absorva menos líquido. Outro benefício apresentado é que sua fórmula proporciona maior agilidade no processo de lixamento.

A preparação e produção da massa corrida consistem num processo industrial simples que contam com a mistura de várias matérias-primas. Os principais componentes utilizados na fabricação do produto são: água, calcita, bentonita, bactericida, CMC, dispersante ou parafina, emulsões, entre alguns outros.

Quando uma pintura é realizada sem o emprego de massa corrida ou ainda com a aplicação errada, os resultados são claramente insatisfatórios e podem inviabilizar toda uma reforma. Em casos assim, é possível perceber rachaduras, buracos, furos, imperfeições e diferenças na textura e nivelamento.

Existem 2 variações desse produto no mercado: a Massa Acrílica e a Massa Corrida PVA, mas afinal qual a diferença entre as duas? Bom, de maneira geral, a massa acrílica é indicada para ambientes externos ou internos enquanto que a massa corrida de PVA é recomendada apenas para o interior dos ambientes.

Embora ambas tenham a função de nivelar, equiparar paredes e apresentar bons resultados no acabamento, a massa acrílica de PVA é mais barata, pois não oferece resistência à umidade e chuvas. Já a massa acrílica proporciona vedação completa. Visto isso, para tomar a melhor decisão, é preciso que o cliente pense se o local da reforma é seco ou úmido. Caso a escolha não seja adequada, a parede apresentará no futuro esfarelamentos ou bolhas.

Com o intuito de facilitar a vida das pessoas, já existem no mercado opções de massas corridas coloridas que dispensam a utilização da tinta. Outro recurso bastante explorado é a decoração de ambientes com esse tipo de produto. É possível conseguir efeitos de textura e formas que dão um ar descontraído e moderno aos ambientes sem que o consumidor precise gastar tanto. Muito legal, não é mesmo?

Veja como aplicar

Massa corrida:

Massa acrílica:

Compartilhe

Posts Recentes

Plantas Umidificadoras que Refrescam a Casa

Confira aqui quais plantas ajudam a refrescar o ambiente dentro de casa. Em meio à… Leia Mais

Amigurumi – O Que é, Como Fazer Bonecos de Crochê

Saiba aqui o que é, quais são os materiais necessários e como fazer Amigurumi. Se… Leia Mais

Árvore e Decoração de Natal – Quando Montar, Cuidados e Dicas

Confira aqui quando você deve montar e sua árvore e decoração de Natal. Com o… Leia Mais

Como Criar e Organizar seu Ateliê de Pintura: Dicas Práticas

Utilizar a critividade em atividades diárias pode ser uma ótima forma de expressar ideias e… Leia Mais

Como aplicar o conceito hygge na decoração

O conceito de hygge na decoração é uma excelente escolha para quem deseja tornar a… Leia Mais

Como decorar um apartamento muito pequeno?

Hoje em dia os apartamentos estão cada vez mais caros e com espaços menores. A… Leia Mais