Fim do ano chegando e não tem como resistir a uma inovada na casa, seja ela na compra de móveis ou até mesmo na pintura e o melhor, dá pra fazer sozinho! Confira as dicas:
- Para iluminar o ambiente prefira cores mais claras, se não gosta do branco tradicional verifique as cores Amarelo Canário, Palha, Camursa, Tapacura, Marfim ou Pérola;
- Lixe a parede antes de começar a pintar;
- Retire alguns móveis, se possível, e/ou cubra-os;
- Forre o chão com papelão, revistas velhas ou jornal;
- Proteja rodapés e batentes com fita crepe;
- Inicie a pintura pelo teto;
- Se optar por utilizar corantes, guarde bem a quantidade usada para não ocorrer diferença na cor nas próximas demãos;
- Caso tenha problemas com o cheiro da tinta, opte por tintas a base de água, pois são mais suaves.
Se quiser algo diferente e estiver mesmo disposto a inovar com algo diferente, porém um pouco mais trabalhoso, o papel de parede pode ser a sua opção certa:
- Papéis de parede acetinados acumulam menos poeira, porém, se é do tipo que gosta de limpá-los com frequência os papéis de vinílico resistem mais ao pano úmido, conservando sua durabilidade e até mesmo estampa;
- Verifique a estampa e a metragem de acordo com o espaço a decorar;
- Certifique-se de que a parede está lisa (sem partes descascadas, muitos buracos);
- Prepare uma cola universal (por exemplo: para cada 30g de cola 1,5 L de água, dissolva a cola e deixe secar);
- Meça o papel a ser utilizado de acordo com o espaço a ser aplicado;
- Passe a cola no papel do centro para as extremidades;
- Aplique-o na parede;
- Alise o papel já colado na parede com as mãos primeiramente e depois com um escova ou espátula, do centro para fora para retirar bolhas de ar ;
- Para colar outras partes do papel, verifique a posição adequada do desenho;
- Retire sobras do papel com estilete.
Para colocar azulejos, é preciso alguns materiais específicos. Se preferir renová-los, opte por pintá-los é mais prático e mais em conta.

Por Bruna Domingos dos Santos