Ceia de Natal – Dicas de Decoração





Dicas de decoração para a sua Ceia de Natal ser especial.

A ceia de Natal é o momento mais importante da celebração desta data tradicional. É um momento de reunião de família, de comunhão, onde todos participam mais intensamente das coisas. Portanto, o ambiente e a janta são momentos importantes, significativos, em que as pessoas procuram deixar tudo mais agradável, mais prazeroso, convidativo e acolhedor. Para isso, nada melhor que juntos todos ofereçam o melhor jantar do ano. Esta data tão especial está repleta de confraternização, de troca de presentes, onde todos dão sua contribuição com pratos saborosos, além de todos participarem na decoração, tanto do ambiente quanto da mesa. Tudo brilha de modo diferente e renovador.

Para começar, antes de tudo, a ceia precisa de uma mesa, cujo tamanho deve ser calculado conforme o número de pessoas convidadas. O espaço onde será oferecido a ceia precisa ser amplo, que permita o movimento dos convidados. A quantidade de cadeiras, acomodação para os bebês. Algumas famílias realizam um verdadeiro Buffet. Se a ceia for realizada no quintal, por exemplo, é muito importante precaver-se das condições do tempo, sempre imprevisíveis, em termos de cobertura e tipos de utensílios, já que copos de plástico tendem a voar com o vento. A conservação dos alimentos é o mais importante.

As ceias natalinas sempre são realizadas a noite, portanto, a iluminação deverá ser providenciada com segurança, em caso de celebração ao ar livre, e eficientemente. As velas podem dar um ar tradicional, porém, devem ser dispostas de modo seguro e em quantidade suficiente para bem iluminar o ambiente.

As mesas podem ser redondas ou compridas, de modo retangular, conforme a estrutura da residência onde a ceia se realiza pode comportar. Ambos os tipos de mesas ficam excelente quando decorados.

A decoração natalina, em termos de cores, em geral, junta o verde, o vermelho, o branco e o dourado. Por exemplo: taças de cristal enxertadas com guardanapos de pano ou de papel vermelho, de modo esteticamente bonito; jogo de jantar colorido também é uma boa dica. Toalhas de mesa com estampas em temas de Natal. Velas enfeitadas com laços, ramos e bolas de árvore de natal. Pequenas tigelas com nozes ou castanhas são excelente opções de adereços comestíveis.

Portanto, junto aos utensílios estão sempre alguns tipos de enfeites que não atrapalham o movimento de pratos e copos na mesa, que fazem um positivo diferencial no visual. São os ornamentos tradicionais, constituídos de itens que produzem uma harmonia tanto na mesa, quanto no ambiente. Entre os elementos que produzem um bom ambiente natalino para a ceia estão: pinhas pintadas na cor dourada, pequenas árvores de natal, bolinhas coloridas e, também, embrulhos de presentes.





Entretanto, hoje existem estilos mais variados e modernos de decoração natalina, no sentido de apresentar uma ceia de natal. Algumas pessoas não chegam a carregar o ambiente com muita decoração, preferindo um local mais limpo, e oferecem uma alternativa mais simples de janta. Para isso existem meios mais práticos de decoração.

Veganos podem apostar em pratos mais leves, em um natal verde, mas, ainda assim, repleto de comunhão. A reunião e a intensificação do amor em conjunto é o que vai realmente contar. Decoração e pratos são meios de unir, de tornar tudo mais acolhedor para todos. O ingrediente está na capacidade de querer o bem de seus próximos.

Assim, falando em ingredientes, estes, é claro, devem ser selecionados entre os melhores. Além da boa apresentação, o conteúdo é o que vai tornar tudo melhor. Não basta apenas produzir uma imagem muito agradável e acolhedora do ambiente, os pratos precisam ser saudáveis e saborosos. Portanto, é o sabor, o aroma, o aspecto e o prazer na degustação.

Não há necessidade de contratar profissionais para produzir uma ceia fabulosa. É participação conjunta da família, unindo boa vontade e amor.

Por Paulo Henrique dos Santos

Decoração Natal



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *