Estampas na Decoração





Confira as estampas que estão em alta para serem usadas na decoração de casa.

O verão está chegando, e com ele as novas combinações de cores que vão imprimir-se no vestuário, na decoração, na arquitetura e em todos os perímetros onde for possível, já que a moda atinge tudo e todos. Em cada uma das estações do ano são elaboradas linhas inéditas em design destinadas a impressionar e mesmo inspirar as pessoas, de modo que nelas se desperte a sensibilidade para o que há de mais novo, dentro do universo da decoração.

Conforme a opinião de alguns especialistas, o estilo decorativo de 2017 mantém certos padrões do ano anterior, tais como a mesma paleta com as cores mais suaves e a utilização de tons de cinza.

Entre as estampas mais em voga, as mais populares e utilizadas, que certamente estarão em alta na próxima temporada de verão, está a intitulada “emotional prints”, cujo nome já diz tudo. Em geral, repletas de desenhos muito delicados, que são produzidos manualmente, as chamadas Emotional Prints evocam diversos tipos de ilustrações próprias das intituladas Mandalas Florais. Existe, também, a chamada tendência Boho que ganhou mais intensidade nos últimos tempos, onde foram adicionadas cores mais “elétricas“, por assim dizer, em conformidade com o tipo de paleta de cada estação.

O segredo está em manter contato com decoradores profissionais, já que é preciso perceber acuradamente qual a reação de cada pessoa às cores e imagens, por que se trata de adornar o interior de casas. As combinações são infinitas, por isso, é de grande ajuda orientação profissional sobre as melhores estampas.

De acordo com a personalidade há tipos de estampas coloridas que tornam o ambiente muito diversificado, alegre, estimulador, sobretudo na temporada do verão, que é quente e iluminada. Entretanto, para as pessoas que preferem ambientes mais limpos, ou seja, menos carregados, existem as estampas de cores mais suaves que tornam o interior do lar mais leve, cômodo, sendo que, estampas de cores mais escuras podem tornar o ambiente mais sério ou sóbrio.

A questão é que, antes de começar a decorar um ambiente, principalmente se há o desejo de realizar isso em conformidade com as estações do ano, é necessário elaborar uma espécie de tema, pesquisar em revistas, em sites de decoração, verificar o que está em alta nas imagens e cores que podem ser estampadas em todo tipo de peças dentro de casa. Portanto, tudo começa pela busca de boas referências.





Em primeiro lugar estão as cores de cada cômodo, ou seja, da sala, do quarto ou da cozinha, pois que as paredes são, em geral, lisas, podendo receber diversas tonalidades. Desta maneira, é possível trabalhar em diversos tons de estampas e texturas, que poderão ser testadas por fotos tiradas de smartphones, que podem ser coloridas por meio de aplicativos. Assim, os tons vão ser o estopim do processo de decoração.

Em seguida começam a entrar em jogo cores combinadas e imagens. Existem diversas possibilidades, tais como tipos de estampas em listras, em xadrez ou em florais. Um mix criativo com textura consistente, por exemplo, numa estampa floral e num tecido mais liso, criam um efeito muito interessante e atrativo, nada perturbador.

Estas estampas podem ser impressas e distribuídas em quaisquer partes do ambiente, de modo a embelezá-lo sem torná-lo carregado ou desagradável, sendo possível adornar com estampas as almofadas, os sofás, as cortinas, as colchas, os xales, cúpulas de abajur, entre outros objetos ou utensílios onde a criatividade possa se imprimir.

As cores verde e azul estão em alta este ano, portanto, pode ser interessante buscar inspiração por meio da Pantone, que já indicou o tom Greenery como o quente deste ano. Trata-se de tendências que alcançam tanto a moda como a decoração dos ambientes. Assim, conforme for o estilo de estampa, o efeito varia de material para material em que for impressa.

Para as pessoas que não costumam renovar esteticamente seus ambientes caseiros com frequência, vale a dica das estampas que podem vir a adornar seus lares em cada estação. Para mais informações acesse: https://revista.zapimoveis.com.br/confira-10-dicas-para-usar-estampas-na-decoracao-sem-medo-de-errar.

Por Paulo Henrique dos Santos

Estampas



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *