Integrar Ambientes – Dicas, Como Fazer





Integrar Ambientes é uma ótima forma de ganhar espaço e inovar na decoração.

Com os atuais programas do governo que têm permitido ao cidadão adquirir a sua casa própria, comprar um imóvel nunca foi tão fácil. Desde os bancos públicos aos privados, existem financiamentos que prometem deixar o preço da prestação da sonhada casa própria bem baixo “que cabem no bolso de qualquer um” – dizem eles.

Contudo, para baratear os preços as construtoras acabam fazendo imóveis pequenos, para deixá-los dentro do valor máximo estimado para o comprador e não perder com material e mão de obra. Neste contexto, casas e apartamentos são barateados, mas também perdem em espaço físico.

É justamente aí que começam os problemas de muitos. Afinal, quando chegam no imóvel é que percebem a incapacidade de colocar todos os objetos do imóvel anterior no novo. Alguns levam na esportiva e ainda encontram uma oportunidade de “fazer um dinheiro” com a venda daquilo que não será reutilizado.

Entretanto, uma grande parcela não sabe o que fazer e a alegria da casa própria vira uma dor de cabeça. Isso acontece com mais frequência do que se imagina e resolver o problema é um dos desejos dos novos proprietários.

DICAS PARA INTEGRAR AMBIENTES

1. SOLICITE A AJUDA DE UM PROFISSIONAL

A primeira, e talvez mais importante dica, é solicitar a ajuda de um profissional. Ele fará uma avaliação do imóvel observando o tamanho, a necessidade da família e a melhor forma de decorar o ambiente e deixá-lo agradável e ao mesmo tempo funcional.

Uma das maiores tentações de todo proprietário é encher o ambiente com aquele monte de bugigangas compradas aleatoriamente, sem a menor preocupação com a adequação ao local. Contudo, na maioria das vezes, para ganhar espaço em um ambiente, é preciso seguir a máxima que diz: “menos é mais”.

Caso o desejo seja integrar os ambientes, é preciso chamar um profissional para saber se há a possibilidade desse tipo de transformação no imóvel. Por exemplo, ao quebrar uma parede é necessário ter a certeza de não se tratar de uma parede de sustentação e que sua retirada não causará qualquer dano ao imóvel.

2. SALA EM DOIS AMBIENTES

Uma ótima maneira de ganhar espaço em ambientes pequenos é integrando e dividindo a sala em dois ambientes utilizando os próprios móveis para essa realização. Neste caso, se integraria a sala de jantar a sala de estar. Esta é uma das formas mais utilizadas de integrar estes dois ambientes.





Na divisão, não pode ser esquecido o espaço adequado para transição. O espaço também pode ser dividido por um objeto de decoração, que transmita a ideia da existência de dois ambientes, a colocação de um aparador, a utilização de um tapete em um dos ambientes e o jogo de cores, onde cada espaço recebe uma pintura diferente. Outra forma de separar estes ambientes é fazendo níveis diferentes entre eles. Existem várias maneiras de fazer esta divisão de forma que fique aconchegante e bonita.

3. INTEGRAR COZINHA E SALA

Esta é maneira de integrar os ambientes com a finalidade de ganhar mais espaço. Ao integrar a cozinha com a sala de jantar permite-se que os ambientes sejam ampliados, além de torná-los mais funcionais quando se trata de locais com pouco espaço.

Essa divisão pode ser feita através da utilização de uma bela bancada, que também poderá ser utilizada pelos moradores como aparador, mesa de jantar, mesa de café da manhã ou como um belo balcão.

Contudo, é preciso tomar cuidado com a decoração, para não ficar parecendo que está tudo entulhado no mesmo lugar. Embora os ambientes estejam integrados, as características básicas de cada um permanecem. Manter um equilíbrio entre os dois ambientes é primordial.

Ao realizar tal integração, é possível utilizar leves combinações entre os elementos que ornamentam os dois ambientes. Isso pode ocorrer através da tonalidade das cores, do contraste entre a pintura, da utilização de objetos que combinem entre si, etc.

Enfim, existem diversas maneiras de integrar os ambientes e ganhar um pouco mais de espaço. O importante é que os moradores tenham a consciência da necessidade em adequar os ambientes, deixando-os confortáveis e funcionais sem perder o glamour.

Por Juanito Carvalho

Integrar ambientes



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *