Terrários – Como fazer, Dicas





Confira como fazer, como usá-los na decoração e como cuidar dos terrários.

Os terrários são basicamente cúpulas de vidro com um mix de plantinhas – geralmente suculentas e cactos – e algumas pedrinhas para decorar. São muito bonitos e não pesam nada na decoração e nem no bolso de quem vai fazer. Confira aqui como decorar a casa com essas lindas peças e como fazê-las.

Terrários: como não amá-los?

Não tem como não adotar essas plantinhas lindas na nossa casa e no coração. Elas são muito resistentes e não exigem muito talento dos donos para permanecerem vivas. Os cactos e as suculentas precisam de pouquinha água e uma dose grande de amor para crescerem bonitos e cheios de vida.

Para quem vive na correria, mora em apartamentos ou casas sem jardim, e mesmo assim quer ter várias plantinhas bonitas para dar um up no visual e na decoração da sua casa, os terrários são opções que precisam ser levadas em conta. Suas formas irregulares e as milhares de composições possíveis são o que mais nos encantam.

Um pouquinho de terra, areia, cascalhos, um tantinho de suculentas e cactos, e pronto! Nasce aqui um terrário. Não tem como não gostar! Esse mini jardim dentro de diversos modelos de vidro pegou no gosto de todo mundo e está tomando conta das decorações das casas de bom gosto.

Esses itens podem servir para decorar aquela mesinha de centro na sua sala de estar, ou pode ocupar aquele espaço vazio no balcão do banheiro, ou mesmo perto daqueles livros que você tem na estante da TV. Em todos os lugares os terrários ficam lindos! Quer saber como fazer um? A gente te explica! Confira a seguir.

Como fazer um?

Arregace as mangas e vamos plantar!

Recipiente

Primeiramente é necessário escolher um recipiente para alojar o seu mais novo mini-jardim. A única regra é que ela precisa ter profundidade suficiente para receber as raízes das plantas escolhidas. Você não precisa comprar uma peça nova, basta ser de vidro e ter profundidade suficiente para as raízes que já serve! Peças como aquários, chaleiras, frascos de laboratório, garrafas, luminárias, sopeiras e vasos de flores podem ser ótimas ideias.

Não se esqueça de lavar o recipiente assim que escolher o preferido!

Plantas

Não é preciso ser apenas suculentas ou cactos para colocar no seu terrário. Quaisquer plantas que resistem um pouco mais podem ser fazer parte do mini-jardim. Você precisa apenas escolher plantas que tenham características semelhantes, justamente por viverem em um pequeno espaço juntas e precisarem crescer tomando a mesma quantidade de água.

As plantas mais usadas em terrários são cactos, musgos, samambaias, suculentas, violetas, confetes, trapoerabas etc.

Outros elementos

Alguns outros elementos irão compor o seu mini-jardim. Eles serão facilmente encontrados em lojas de jardinagem e floriculturas.

· Solo: Preferencialmente o musgo esfagno, por ser leve e possuir uma boa drenagem, alguns outros musgos podem fazer esse trabalho também.

· Pedrinhas e cascalhos: Também para drenar, esses elementos drenam e se colocados na última camada do terrário, ajudam na beleza.





· Carvão ativado: Este pode ser substituído por orifícios no fundo do recipiente escolhido. Caso não tiver, é obrigatório colocar alguns pedacinhos.

· Musgo: Coloca-se uma camada rala de musgo no fundo do recipiente, assim garantirá a absorção da umidade presente.

· Instrumentos para plantar: Luvas e um regador.

· Enfeites: Coloque a sua criatividade de jardineiro para funcionar, vale tudo! Pequenas miniaturas, conchas de praia, pedras coloridas, até decoração de aquário vale!

Mãos à obra!

· Garanta que o seu recipiente está bem limpo e seco.

· Coloque as pedrinhas, um punhado exagerado de carvão ativado, e o cascalho, misture tudo e deixa em uma camada uniforme de 2,5 centímetros no fundo do recipiente.

· Agora coloque uma camada de musgo para garantir que a terra não grude no cascalho e que a absorção da umidade seja feita.

· Acrescente um pouquinho de terra, a quantidade sempre dependerá do seu recipiente. Em média um terrário precisa ter 5 a 8 centímetros de altura de terra. Friccione de leve a terra para sair o ar que pode estar no meio.

· Faça pequenos buracos para posicionar as plantas escolhidas.

· Comece o plantio retirando as plantas do vaso e sacudindo suavemente para que não fiquem resquícios de terra. Coloque cada planta em seu respectivo orifício e aplane a terra ao redor das plantas.

· Componha o cenário do seu jardim, coloque as pedrinhas, as miniaturas e as conchas. Ative a criatividade!

· Coloque um pouco de água no seu terrário.

Terrário



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *