Combinação de Cores para Pintar a Casa





É possível tornar o interior e o exterior de uma casa agradável e bonito com combinações de cores.

Toda criatividade leva em conta algo funcional e algo estético. Por meio de uma criatividade uma pessoa pode criar algo útil ou algo agradável. No caso, se trata de cores que adornam as casas.

A cor mexe com as emoções e com a psique. É possível tornar o interior e o exterior de uma casa agradável e bonito com combinações de cores? Com certeza. Pois não existe uma regra que dite que uma casa precisa ser preenchida com uma única cor. Se a casa é grande e espaçosa, cada ambiente pode ser decorado de modo diferente. Cozinhas e banheiros, em geral, são azulejados, porém, as paredes lisas dos outros cômodos recebem quadros, vasos com plantas, prateleiras com livros e enfeites. Muita gente prefere não carregar seu ambiente com paredes recheadas de objetos pendurados. É nesse momento que entram as tonalidades de cores.

Casas antigas possuem fachadas com, pelo menos, duas cores diferentes, em geral branco ou bege nas paredes e marrom ou outra cor mais escura, no contorno das janelas, portões e portas para destacá-las. Esteticamente muitos profissionais no ramo decorativo sugerem, para o interior, combinação de cores das paredes com as dos móveis. O interior de uma casa é o interior de quem nela reside, portanto, conforme as opções de cores surgem, o espírito de cada um escolhe a cor com que mais se identifica. Em quartos de meninas, por exemplo, muitas vezes é predominante o rosa, num tom claro e suave. O branco ou gelo prevalece em quase tudo. Em muitas ocasiões o brando tom de pêssego parece dar mais vida e menos reflexo de luz.

Na atualidade a busca por melhores tons é mais variada, dado a quantidade de empresas que fabricam tintas de todos os tipos, os diversos estilos de casas construídos e a heterogeneidade de artes decorativas divulgadas pela mídia que lança estilos e mais estilos de organização de ambientes.

Laranja, verde, azul, tudo pode tornar o interior do lar agradável ou carregado. Ninguém pinta as paredes de uma sala com a cor preta, entretanto, em estabelecimentos comerciais como lojas de rock e heavy metal possuem paredes inteiramente pretas, que se adéquam ao resto dos adornos. Em lanchonetes cores mais alegres, tudo sempre visando a públicos específicos. Só que, nas casas as cores muitas vezes dizem algo de seus moradores. Um suave tom amarelo pode se combinar com o piso de tacos.





Outro recurso muito utilizado, hoje, pelas empresas que produzem tintas, são simulações virtuais de ambientes que pode ser acessados por meio de aplicativos gratuitos em smartphones e tablets, os quais produzem visualizações de possíveis tons para ambientes interiores e exteriores, dando aos seus clientes a chance de planejar com mais facilidade o que desejam. Essas ferramentas virtuais representam um salto de qualidade no atendimento aos consumidores, já que tudo pode ser previsto e corrigido várias vezes antes de se tomar a decisão de qual cor levar para casa. Tudo vai depender da habilidade artística em combinar cores e formas dentro dos ambientes da casa. Isso tudo vai expressar, de certa forma, o universo pessoal de quem reside no lugar.

Decorador e cliente devem entrar em intensa sintonia para que o profissional saiba expressar, por meio dos tons aquilo que seu cliente deseja sentir todo dia em casa. Existem diversos sites que expõem ilustrações, fotos produzidas e dicas de especialistas sobre como dar vida a seu lar com todo o tipo de cores.

É interessante acessar o site das tintas Coral: www.coral.com.br/pt/inspiracao-de-cor/dicas-de-pintura-e-combinacoes-de-cores. O layout do site é muito atraente assim que a página abre, com fotos de ambientes exemplares em harmonia de cores e objetos.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cores casa



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *