Como Fazer Texturas nas Paredes





Confira as dicas de como aplicar texturas nas paredes.

Para muitos, decoração não passa de um item acessório. Esse pensamento não é muito bem encaminhado, já que o ambiente é totalmente influenciado pelo que está nele. Desde a cor das paredes e o piso escolhido, até os móveis e outros pontos de identidade visual como quadros e afins, tudo isso colabora para criar a atmosfera do ambiente. Logo, deve-se entender antes de começar a decorar ou redecorar, qual é o objetivo do espaço, considerando o “clima” a ser criado ali.

Se o aspecto de texturas te agrada ou é a sua escolha para o seu ambiente, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

O que é textura?

Inicialmente, a aplicação de texturas nas paredes era usada na Europa para amenizar e/ou evitar umidade. No Brasil, o boom da textura foi nos anos 90, entretanto, por exigir uma mão de obra especializada, era um tanto quanto expansiva.

Atualmente, existem profissionais especializados nesse tipo de aplicação. Geralmente, o objetivo de usar uma textura é dar destaque a uma parede, mantendo-a colorida e forte, enquanto as outras paredes do ambiente ficam neutras.

Textura e grafiato são a mesma coisa?

Basicamente. Aplicar, utilizar e também o objetivo da textura e do grafiato, são semelhantes. Contudo, é reconhecido que textura é mais rústica, enquanto o grafiato é mais delicado.

Uma parede texturizada conta com grãos de quartzo de tamanho médio para grande. Já no caso do grafiato, os grãos são extrafinos. A segunda opção é mais usada em ambientes internos, justamente por sua delicadeza.

Tanto a textura quanto o grafiato provém dos mesmos materiais. O grande segredo da chama textura de parede, está na cola: altamente resistente, impermeável e também com alto índice de durabilidade.

Antes de aplicar

Seguindo a granulação da textura, é possível usar diversas ferramentas para aplicá-la, como pincéis, rolo de efeito, espátula, desempenadeira, etc. Dentre os efeitos mais comuns nesse tipo de aplicação, encontramos: aveludado, manchado, envelhecido e esfumaçado.

Para aplicar, considere:

– O tipo de textura que quer utilizar (se é rústica, com alguns designs específicos ou lisa, etc);

– O efeito que deseja (aplique, enfeites, desenhos e afins);





– A combinação das cores (tons principais, sobretons, cor de fundo, etc).

Você conta ainda com a opção de criar destaques em suas paredes, utilizando-se de molduras, gel envelhecido, glaze, entre outros. Para melhor aproveitamento desses destaques, utilize-os apenas em uma parte específica da parede.

Aplicando a textura

A textura, na verdade, é um revestimento simples. Existem diversas formas de fazer a aplicação, de acordo com a escolha da ferramenta, como foi citado no tópico acima.

A textura tem como características principais o fato de não ter cheiro forte, além de possuir consistência diferenciada. Esse conjunto torna a aplicação mais simples.

Aplicar texturas, geralmente acarreta em excelente acabamento e rendimento, além de ótima cobertura e secagem rápida. Fora isso, uma bucha com detergente e água é capaz de realizar uma boa limpeza. Texturas também tem forte resistência a mofo.

Vantagens

Texturas contam com 4 vezes da espessura de uma tinta comum. Portanto, esse revestimento dá muito mais resistência à superfície cuja aplicação é feita, durando muito mais.

Texturas são capazes de esconder eventuais ondulações presentes nas paredes, além de proteger a parede na questão de impermeabilização.

No caso de paredes cruas/novas, aplicar textura é uma enorme vantagem, já que elimina a necessidade de todas as etapas de preparação da parede, economizando dinheiro. Fazendo um cálculo sobre gastos com mão de obra, massa grossa e fina, massa corrida, bases para pinturas e tintas, ao optar pela textura você usa 25% do tempo da obra com os itens citados, além de gastar metade do valor que gastaria no outro processo.

Compensa, não é? Veja o vídeo do Canal Tintas Hidracor, ensinando como aplicar texturas:

Por Carolina B.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *