Como Aplicar Grafiato





Confira o Passo a Passo de como aplicar Grafiato nas paredes.

O grafiato é uma forma de revestimento muito moderna, que acarreta na alta durabilidade e proteção da parede onde é aplicada.

O material utilizado é 100% acrílico, sendo vendido de forma pronta para utilização. O grafiato rende bastante, possuindo espessura aproximadamente 4 vezes mais grossa que a de tintas comuns.

Paredes com grafiato não sofrem tanto a ação de condições climáticas, já que a estrutura química do revestimento não é suscetível a mudanças, independente da ação de alcalinos, gases, ácidos ou maresias.

O grafiato conta com uma textura pastosa e pode ser encontrado em diversas cores. Para encontrar a cor que deseja em seu grafiato, procure em qualquer catálogo de cores. Você pode usar grafiato em tijolos, concreto, alvenaria, madeira, fibrocimento, massa corrida, cerâmica, entre outros.

Materiais necessários

Para obter o efeito de grafiato, você vai precisar de:

– Selador;

– Massa para textura granulada;

– Tinta acrílica (na cor que você quer para sua parede);

– Rolo de lã (master) específica para aplicação de tintas, com cabo;

– Desempenadeira lisa BV, de aço;

– Espátula de 80 mm, material aço inox;

– Desempenadeira plástica específica para grafiato, branca;

– Desempenadeira mini (para efeitos), de material plástico;

– Trincha série número 700, gris, para realizar retoques;





– Bandeja /superfície grande.

Passo a passo

Antes de aplicar, atente-se ao estado da parede. No caso de cimento, é preciso esperar a cura que leva um período médio de 30 dias. No caso de alvenaria, certifique-se de que a parede está firme e seca, além de não possuir pó, sujeiras ou gorduras. Para garantir, passe uma lixa a fim de remover qualquer partícula indesejada.

1. Com o rolo de lã, aplique uma camada de selador e espere a secagem completa. O fixador serve para aumentar a fixação da textura, sendo que se for da mesma cor da textura, vai facilitar o seu trabalho.

2. Aqui a espátula entra em ação. Com o auxílio dessa ferramenta, coloque a textura sobre a desempenadeira de aço.

3. Usando a desempenadeira de aço, faça a aplicação da textura sobre a parede. Faça a distribuição do material com a empenadeira. Não ultrapasse 3 metros quadrados a cada movimentação.

4. Pressione a empenadeira também no sentido vertical, afinando a camada de aplicação, deixando- a uniforme e proporcional referente ao diâmetro do grão de textura maior.

5. Com a textura ainda úmida, você deve fazer o grafiato, usando a superfície revestida. Passa a desempenadeira branca de plástico, específica para grafiato, orientando-se de acordo com o efeito que deseja, seja horizontal ou vertical. Para ter quadriculado ou círculos, você deve alternar os dois movimentos.

6. A desempenadeira mini de plástico entra nessa etapa para ajudar com os retoques. Use-a para dar acabamento em pequenas áreas ou em locais arredondados. Detalhes acerca do efeito do grafiato também podem ser feitas com essa ferramenta. Espere que a textura seque completamente.

7. Faça aplicação de duas camadas de tinta acrílica. Para ter um grafiato quadriculado, você precisa repuxar a textura, usando os sentidos vertical e horizontal. Para ter aquele efeito onde os risquinhos ficam semicirculares, basta fazer movimento circulares com a desempenadeira de plástico branca.

Feito isso, basta repetir os processos acerca de toda a parede. Lembre-se de tirar todos os excessos das ferramentas, para poder usá-las novamente sem mais problemas.

Alguns sites de marcas que comercializam tintas dão dicas mais técnicas acerca de texturas como grafiato. A Castor, por exemplo, tem uma seção em seu site disponível para consultas acerca de grafiato. Confira em www.castor.com.br.

Caso você queira acompanhar de forma mais efetiva esses passos, você pode acessar um tutorial de aplicação, no vídeo abaixo:

Por Carolina B.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *