Como Escolher a Cor de Tinta para a Casa





Quais critérios você usa para escolher a melhor cor para suas paredes? Confira algumas dicas.

A cor das paredes é um ponto fundamental para o clima da casa. Por mais que alguns encarem como mero capricho ou mero detalhe, a verdade é que a cor que você escolhe para as paredes é o que vai determinar qual vai ser a atmosfera do ambiente.

As cores estão diretamente ligadas ao nosso bem-estar e nos causam sensações. É provado por estudos psicológicos e comportamentais que determinadas cores influenciam-nos de formas diferentes, podendo promover paz ou mesmo nos instigar algum desejo. Então o que se deve considerar para fazer essa escolha? Vamos te dar algumas dicas.

1. Observe bem o seu ambiente

Antes de sair comprando as latas, preocupe-se em observar o espaço cuja pintura será aplicada. Veja a cor da decoração, dos móveis, e pense no que definitivamente não se adequa, para não validar essas opções e se arrepender depois.

2. Pense no seu gosto

Não escolha uma cor apenas para atender ditaduras decorativas. Considere as cores que você – ou quem viverá no ambiente – gosta, pois de nada adianta ter a sala da moda se você olhar a parede e se irritar porque detesta a cor.

3. Considere os efeitos das cores

Como dissemos acima, as cores influenciam em nosso comportamento. Cores quentes, por exemplo, dão estímulos. Portanto, se for para o seu quarto, talvez não seja a melhor opção. Assim como verde, que inclina à calmaria, pode não cair bem em um ambiente de trabalho, como um escritório, por exemplo.

4. Considere a luz ambiente





Lembre-se que as cores mudam de acordo com a iluminação. Então de nada adianta você escolher a cor se a iluminação vai interferir, alterando o resultado.

5. Limite sua pintura

Não deixe a esmo onde vai ser pintado. Delimite a área da sua pintura, até para ter ideia do trabalho que terá e quanto material vai usar.

6. Simulação

Hoje existem muitos simuladores virtuais para que você “teste” as cores antes de pintar definitivamente. Na dúvida sobre o que mais te agrada, tente usar algum programa.

Outro ponto importante é possuir o círculo cromático em mãos, a fim de consultar a complementação das cores.

Por Carolina B.

Pintar a casa



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *