Tipos de Tintas – Características e Onde Usar para Pintar





Saiba aqui as características e onde utilizar cada tipo de tinta.

A tinta é um item muito importante para garantir o acabamento de qualquer ambiente. Ela será responsável por construir parte de sua personalidade, graças a cores, texturas e efeitos diversos.

Entretanto, no momento de pintar paredes ou objetos, podem surgir diversas dúvidas. Afinal, qual tipo de tinta usar? Qual a diferença de cada uma? Confira a seguir informações preciosas para não errar na hora de sua escolha!

Tintas para Ambientes Internos

Ao escolher a tinta para ambientes internos, é necessário avaliar aspectos, como: rápida ou baixa limpeza e secagem. As melhores opções são:

· PVA ou Látex: Apresentam pouco odor, sendo encontradas em acabamento fosco. Possuem baixa resistência ao sol e a lavagens (deve ser usado apenas pano úmido). Por essa razão, são muito usadas em tetos e em locais que sujam com menos facilidade.

· Superlaváveis: Têm acabamento acetinado e podem ser facilmente lavadas. Devido a esse aspecto, são ideais para ambientes com alto fluxo de pessoas, como comércios, escritórios e áreas infantis.

· Inodoras: Nesse caso, seu odor desaparece em até três horas. Por isso, são ideais para quem deseja dar um rápido “up” na decoração. São encontradas nas versões acetinada e fosca.

Tintas para Ambientes Externos

Ao pintar um ambiente externo, é importante levar em consideração a resistência que a tinta oferece. Afinal, as paredes desse local terão constante contato com variações do tempo (sol e chuva). Nesse caso, o ideal é optar por tintas acrílicas. Elas podem ter acabamento fosco, de semibrilho ou brilhante.





Quanto maior o brilho da tinta, maior é a chance de uma superfície ser lavável. Para reduzir a aparência de imperfeições, são indicadas as do tipo fosco.

Tintas para Ambientes Úmidos (banheiros, cozinhas e piscinas)

Locais úmidos devem ser pintados com tinta acrílica ou epóxi. A primeira tem fácil aplicação e elevado grau de impermeabilização. A segunda, além dessa característica, possui alta durabilidade e resistência a produtos abrasivos, por isso também pode ser usada em pisos. Entretanto, deve ser manejada somente por profissionais especializados.

Tintas para Objetos de Madeira ou Metal

Em materiais de metal ou madeira, devem ser usados esmaltes sintéticos, pois formam uma espécie de película protetora em sua superfície. Podem apresentar acabamento fosco ou brilhante, sendo comercializados nas versões:

  • À base de Solventes: Tempo maior de secagem e cheiro forte;
  • À base de Água: Seca mais rápido e tem odor leve.

Após escolher o tipo de tinta ideal para cada situação, é também importante preparar a superfície que irá recebê-la. Muitas vezes, é preciso usar outros produtos para corrigir imperfeições e outros aspectos. Em caso de dúvida, sempre vale a pena contratar um especialista.

Gostou dessas dicas? Diga sua opinião nos comentários!

Camilla Silva



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *