Decoração com Tons Neutros e Mix de Materiais e Texturas





As cores neutras podem ser monocromáticas, ou seja, em uma única cor possuir várias tonalidades, dessa maneira pode-se criar um ambiente agradável fazendo um jogo de combinações.

Os tons claros para a decoração estão cada vez mais em alta, pois passa sofisticação e como bônus o ambiente se mantém claro trazendo tranquilidade e dando a sensação de amplitude para ambientes menores.

Para ter versatilidade e escolher as cores neutras que combinem entre si, é interessante ter em mãos a cartela de cores, as cores neutras podem ser monocromáticas, ou seja, em uma única cor possuir várias tonalidades, dessa maneira pode-se criar um ambiente agradável fazendo um jogo de combinações.

Uma das opções é usar em uma peça três cores neutras fazendo com que eles combinem com os móveis, antes de escolher as cores é necessário ter em mente a tonalidade dos móveis para que ao final da decoração haja harmonia entre ambos.

O interessante de apostar em cores neutras é que se pode aliar outra tendência, que são os mix de materiais e texturas. Móveis com estampas florais combinam com um ambiente claro, a dica é colocar tapetes ou objetos com estampas florais.

Outra dica é aplicar um papel de parede floral em uma das paredes do cômodo, principalmente se a cor for clara como branco, bege, verde água, entre outros, o ambiente fica discreto, porém com toque de ousadia.





Para quem tem dúvida em quais cores escolher, conhecer o Círculo Cromático pode se tornar um ponto de partida para entender o mecanismo das cores. Segundo Isaac Newton o Círculo Cromático é o conjunto de cores percebidas pelos olhos humanos. “Sendo divididas em Cores Primárias, compostas pelas cores “AZUL CIANO, VERMELHO, AMARELO”, Cores Secundárias “VIOLETA, LARANJA, VERDE”, Cores Terciárias “AMARELO ESVERDEADO, AZUL ESVERDEADO, VERMELHO ARROXEADO”. Para combinar as cores na decoração é necessário ter conhecimento dos diferentes tipos de harmonização das cores.

Colocar cortinas nas peças é uma boa opção para o ambiente ficar aconchegante, para que o ambiente se torne agradável à dica é que as cortinas sejam nas cores das paredes, porém pode escolher uma cor mais clara do tom usado na peça. Uma cor distinta pode causar desequilíbrio despertando mais atenção e tirando a beleza dos outros componentes do ambiente.

Para os admiradores de obras de artes a sugestão é colocar uma obra de arte com cores quentes, de preferência que expresse a sua personalidade e seus gostos. Colocada em uma parede com cor neutra a obra de arte ganha destaque dando um ar sofisticado e com personalidade para o ambiente.

Por Gisele Alves de Brito

Decoração com cores neutras



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *