Jardim de Inverno no Quarto, Sala, Cozinha e Escada – Que Plantas Usar





Saiba aqui como fazer um jardim de inverno em sua casa.

Jardins de inverno são ambientes com vegetação dentro de casa, podem ou não ter teto, mas é imprescindível que tenha iluminação natural ao menos uma pequena parte do dia, devido à necessidade fotossintética das plantas.

É um espaço natural que pode ser adaptado dentro de sua casa, naquele cômodo inutilizado que além de ficar muito bonito, te faz ter contato com a natureza sem sair de casa, pode ser um ótimo local para relaxar, pegar um sol e renovar a vitamina D, fazer uma leitura ou receber visitas.

O primeiro a fazer é observar certas características como: observar o microclima da sua casa ou seja se recebe muita ou pouca iluminação e se é arejado. Outro aspecto importante é a questão do espaço onde essas plantas vão ser colocadas (se em vaso, balde ou horta vertical) e a frequência da manutenção que você poderá realizar, assim quando for até a loja comprar as plantas, o vendedor saberá qual espécie de planta indicar. Algumas espécies são perfeitas para este tipo de local, veja alguns exemplos:

Para o interior de casas em espaços maiores podem ser utilizadas as seguintes plantas: pacová, espada de São Jorge e bromélia.

  • Pacová: É ideal para ser colocada em locais de sombra, sua flor precisa de um pouco de sol mesmo que de forma indireta, assim pode ser colocada perto de janelas ou em áreas onde o sol apareça em algum momento do dia.
  • Espada de São Jorge: A planta é antiga, mas indicada para ambientes internos e com pouca luminosidade, ideal para quem não tem tempo de cuidar das plantas, afinal, ela não requer muita manutenção, pois por ser rígida, pode se manter sem cuidados diários.
  • Bromélia: Possui uma floração linda, pode ser regada a cada dois dias e não exige muita iluminação.




Todas as plantas citadas anteriormente além de ser purificadoras de ar, possuem tamanho médio e podem ser plantadas em vasos, hortas verticais ou diretamente no chão em espaços como cozinha banheiro ou até mesmo embaixo da escada.

Já em espaços menores podem ser utilizadas plantas como: cactos, Lírio da paz e begônia.

  • Cactos pequenos: Não precisam ser podados, possuem tamanhos e cores variadas, podem ser colocados em cima de mesas, criado mudo e escrivaninha no quarto, sala e cozinha.
  • Lírio da paz: Floresce na sombra, desenvolve-se muito bem em jardins internos e necessita apenas de pouca luz solar para sua inflorescência branca. São ideais para varandas e próximo de janelas.
  • Begônia: Prefere meia-sombra, podem ser cultivadas em vasos e no tronco de árvores, o substrato deve ser bem drenado utilizando algo vegetal, como pó de xaxim.

Além dessas, existem outros tipos que podem ser utilizados, como: Violeta, amor perfeito, boca de leão, calêndula, antúrio, samambaias, pau d’água, palmeiras, singônio e angélica, que além de florescer, acrescentam vida a espaços internos e podem melhorar a qualidade do ar.

ERICA OLIVEIRA DE SOUZA



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *