Tijolo Ecológico – Preço, Vantagens e Desvantagens





Confira aqui o preço e as principais vantagens e desvantagens do Tijolo Ecológico.

De uns tempos para cá cada vez mais vem crescendo nas pessoas a consciência da importância de se promover o desenvolvimento sustentável seja ele de produtos, de serviços ou de bens. Diante disso, a demanda por produtos ecoeficientes está cada vez maior.

Esses produtos denominados ecoeficinetes são desenvolvidos para que o impacto ambiental que proporcionam sejam bem menores ou totalmente reduzidos em relação aos seus correspondentes originais.

Como a construção civil é apontada como atividade de grande impacto ambiental, foi desenvolvido o tijolo ecológico, que é bem diferenciado no quesito ambiental do tijolo tradicional.

O tijolo ecológico é composto pela mistura de cimento, solo e água, que ao invés de ir para o forno, como o tijolo tradicional, recebe uma pressão, em prensa hidráulica, em torno de 6 toneladas que faz com que os elementos tenham uma forte ligação.

Conheça as vantagens que o tijolo ecológico possui:

  • Possui todos os lados lisos e regulares, que oferecem um perfeito e esteticamente bonito encaixe.
  • Dispensa a queima do forno, que é um grande poluente;
  • Dispensa e economiza o uso de pregos, arames, madeira, enfim, materiais utilizados para a instalação de redes elétricas, hidráulicas e coisas do tipo.
  • É um ótimo isolador acústico, ideal par construção de prédios, salas comercias ou residências muito próximas.
  • Oferece isolamento de temperatura, ou seja, ele resfria no verão e aquece no inferno, tudo de forma natural.
  • Muito fácil de encaixar, torna a construção mais ágil e as estruturas ficam muito mais resistentes.
  • No encaixe usa-se uma quantidade muito menor de massa de cimento.

Desvantagens do tijolo ecológico:

  • Para fazer a instalação desses tijolos, o pedreiro precisa conhecer as técnicas,
  • Em localidades que possuem o clima mais úmido, os tijolos ecológicos ainda não são indicados, pois podem reter umidade.




Em relação aos preços, o tijolo ecológico é mais em conta que o tradicional, podendo representa uma economia de até 40%.

Bem, apesar das desvantagens citadas, as vantagens desse tijolo são muito maiores e as desvantagens com certeza com o tempo de sua implantação serão reduzidas. A economia que ele oferece é muito boa e o principal, que é a aposentadoria dos fornos das olarias é uma ótima descoberta, que deve ser melhor estudada e principalmente divulgada para as pessoas e para os trabalhadores da construção civil, a fim de que eles conheçam bem o tijolo e possam oferecer esse serviço.

Sirlene Montes



Um comentário sobre “Tijolo Ecológico – Preço, Vantagens e Desvantagens

  1. Olá, boa tarde.
    Soube que apesar de funcionar perfeitamente bem em climas secos, os tijolos ecológicos, quando aplicados em locais de climas úmidos ou de maior exposição à umidade, ainda não é totalmente indicado. Além desta informação, encontrei uma reportagem sobre os prédios dos Cmeis de Cascavel, no PR, que deram problemas. Como desejo muito construir minha casa com tijolos ecológicos, gostaria de saber se eu poderia utiliza-los em Resende, RJ.
    Segue reportagem que citei e as informações climáticas de Resende, RJ.
    Reportagem: http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2013/09/cmeis-construidos-com-tijolos-ecologicos-apresentam-problemas.html
    Informações climáticas: https://www.climatempo.com.br/climatologia/319/resende-rj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *