7 dicas para criar embalagens





Você está pensando em reformular suas embalagens? É essencial durante este processo avaliar qual posicionamento e quais valores você pretende passar, identificar como valorizar o seu negócio e fazer com que as embalagens sejam marcantes e conectem-se aos consumidores.

Separamos sete dicas estratégias e fundamentais para as decisões:

1) Seja autêntico: embora muitas marcas utilizem como estratégia ter uma embalagem semelhante ao concorrente líder, os consumidores estão antenados e esta ação pode não funcionar, inclusive, pode até refletir em perda de credibilidade. Priorize estabelecer uma personalidade própria.

2) Observe a categoria do produto: uma série de códigos visuais categorizam cada produto. Você lembra, por exemplo, de uma embalagem de molho de tomate na cor azul? É preciso ter este bom senso, pois cores ou ilustrações erradas podem fazer com que seu produto não saia das gôndolas do supermercado.

3) Ofereça embalagens inteligentes: atualmente há tecnologias em embalagens que oferecem proteção para dar maior durabilidade ao produto. Os consumidores gostam de diferenciais como esse, pois influenciam na qualidade do que será adquirido.





4) Simplifique: preze por disponibilizar informações claras e precisas, uma embalagem sobrecarregada de informações pode confundir o consumidor. Aposte em elementos simples que despertem a atenção.

5) Aposte na integração com o meio digital: embora o produto seja físico, é possível incluir um QR Code ou uma frase de impacto que possa despertar o interesse do consumidor a procurar pela marca também no meio online. As estratégias digitais costumam ajudar a impactar potenciais consumidores do produto.

6) Considere ter embalagens ecologicamente corretas: o consumidor tem preferido adquirir produtos que ofereçam embalagens recicláveis ou feitas com produtos reciclados. Prezar pela sustentabilidade é oferecer um diferencial ao cliente.

7) Consulte todas as áreas da empresa: o processo de mudança é algo que deve ser compartilhado com todos os envolvidos – área de fabricação dos produtos, atendimento ao consumidor, comunicação e marketing e outros. Com isso é possível construir algo mais eficiente e próximo ao consumidor final.

A Barion é um caso de sucesso a respeito de reformulação de embalagens. Em 2014 a empresa iniciou um trabalho de branding e, aos poucos, a nova identidade visual da marca está sendo replicada para toda a linha de produtos. Com essa mudança o consumidor tem criado familiaridade e encontrado mais facilmente os itens Barion nos postos de venda. Acesse o site http://www.saborbarion.com.br/ e conheça as novas embalagens.



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