Pintura para acessibilidade





A ABNT estabelece normas para pintura para acessibilidade. Conheça suas características.

Acessibilidade significa que alguma coisa ou algum lugar, tem fácil acesso para pessoas com algum tipo de deficiência. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela padronização dos processos de produção do nosso país e mesmo sem ter fins lucrativos ele possui uma série normas.

A NBR (Norma Brasileira) 9050 trata exatamente sobre isso e em 2004 uma nova versão substituiu uma antiga do ano de 1994. Esta norma cuida dos critérios e parâmetros técnicos no projeto de edificações. Seja numa nova construção ou numa reforma, as condições de acesso estão sugeridas neste projeto.

Regras básicas

Em se tratando da pintura e padronização, a norma mencionada acima diz que, dependendo da iluminação do ambiente, o contraste entre as cores (claras e escuras) da sinalização deve ser de fácil visualização para pessoas com baixa visão. Este contraste deve estar de 70% a 100%, branco para o azul ou branco para o preto. O símbolo internacional de acesso, que aquele quadrado azul com um cadeirante em branco, é um grande exemplo de padronização de contraste de cores.

Símbolo Internacional de Acesso

A pintura deve seguir a lógica que, além do contraste, deve ter um acabamento fosco, sem o uso de material brilhante ou com alta reflexão. Seja em textos, figuras ou no fundo da peça de sinalização.

A pintura para a acessibilidade não é apenas para itens pintados no chão ou placas, ela também está presente no pigmento encontrado nas calçadas. O piso tátil de alerta ou direcional são "placas de cimento colorido" que além da sua forma, têm a sua cor para ajudar a quem precisa.]





Piso tátil de alerta

O piso tátil direcional é colocado na direção do deslocamento e é composto por geralmente cinco faixas contínuas em relevo. Já o de alerta é composto de pequenos "botões" que são distribuídos em linhas com inclinação de 45 graus, onde este pode indicar rebaixamento, obstáculo, curva, entre outros.

E, além desses itens mencionados, a pintura também deve ser aplicada em cada degrau de qualquer escada. A sinalização visual deve seguir a mesma lógica de contraste, mas este se aplica apenas nas bordas, com o acabamento em cor constante medindo entre 2 (dois) e 3 (três) centímetros.

Por: Fernando Dias

Saiba mais:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *