Porcelanato e cerâmica: qual a diferença?





Porcelanato e cerâmica têm aplicações parecidas, mas seu processo de fabricação é bem diferente. Confira.

Entenda a diferença entre porcelanato e cerâmica e saiba qual a melhor escolha

Os pisos de porcelanato e os de cerâmica são muito bonitos e também semelhantes, ambos os materiais possuem destaque no mercado de decoração e também de construção no Brasil. Mas, como saber qual a diferença do porcelanato e cerâmica? Entenda de uma vez o que diferencia um material do outro, e saiba qual a melhor escolha para sua decoração.

Processo de fabricação e características do porcelanato

Bom, a principal diferença entre porcelanato e cerâmica está no processo de fabricação destes materiais. O porcelanato exige mais tecnologia para ser fabricado, pois é desenvolvido a partir da mistura de outros materiais, sendo o principal deles a porcelana.

Este processo de fabricação mais complexo é resultante da mistura homogênea, dá um aspecto mais brilhoso e vitral ao porcelanato, além tornar este material mais resistente que a cerâmica. As características do porcelanato tornam este material adequado para ambientes com grande circulação de pessoas, como shoppings.

Uma das vantagens de sua maior durabilidade é que as peças podem ficar mais próximas umas das outras, exigindo menos rejunte, um material maleável que dá flexibilidade térmica ao piso. Isso dá um aspecto mais bonito ao piso de porcelanato. Note, no entanto, que há rejuntes específicos para porcelanato.

Processo de fabricação e características da cerâmica





A cerâmica por sua vez traz charme ao ambiente, tem um visual mais aconchegante. Este material é ideal para ambientes onde não haja tanta circulação de pessoas, como salas de estar e pequenos restaurantes.

A cerâmica um material muito mais antigo e não necessita que tanta tecnologia em seu processo de fabricação. Além do mais não há grande mistura de materiais, como no caso do porcelanato, na produção de cerâmica. A argila é a matéria prima deste material, o que torna seu processo de produção simples.

Porcelanato x Cerâmica: temperatura de queima

As diferenças entre os dois materiais também estão na temperatura de queima na fabricação: o porcelanato com 1200°C e a cerâmica a 540°.

Porcelanato x Cerâmica: preço

O preço entre porcelanato e cerâmica variam muito, porém o porcelanato tende a ser mais caro, por conta de seu processo de fabricação que envolve mais custos, se comparado à cerâmica.

Não há como dizer qual o melhor: o porcelanato ou a cerâmica. Ambos os materiais são muito belos na decoração de ambientes, assim como são úteis em construções. Mas avaliando as características dos dois materiais podemos chegar a conclusão de que o porcelanato é uma escolha melhor para ambientes de grande circulação e maiores, já acerâmica é ideal para decoração de ambientes menores e mais familiares.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *