Semana Design Rio conta com diversas atrações





Palestras, debates, workshops, oficinas e exposições serão realizadas na Semana Design Rio em vários locais do Rio de Janeiro.

A terceira edição da Semana Design Rio acontecerá de 4 a 8 de novembro, no Jockey Club Brasileiro, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro, como também em outras áreas da cidade. Com a proposta de democratização do acesso ao design, desde 2013, o evento atrai além de cariocas, turistas de diversas faixas etárias, apresentando uma programação diversificada, com atividades variadas, tanto no Jockey, como em outros pontos da cidade, como na antiga Fábrica Bhering, no Jardim Botânico, em ateliês, museus, universidades e centros culturais.

Para este ano, espera-se um público de cerca de 20 mil visitantes. Palestras, debates, workshops, oficinas, exposição (Rio+Design), a qual trará os destaques da produção anual carioca e fluminense, estão entre as atividades oferecidas pelo evento, que trará as novidades no mundo do design. A realização da Semana Design Rio fica por conta do Jornal O GLOBO, juntamente com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com programação gratuita e participação de nomes importantes do design nacional e internacional.

De acordo com o site do jornal O GLOBO, este ano, o Jockey receberá o primeiro Mercado Design Rio. Trata-se de uma feira de produtos do setor, onde será possível o contato do produtor/design com o público final. A iniciativa é bastante interessante, pois aproxima o designer e seu produto do público, possibilitando ao designer conhecer de perto as impressões e sugestões do consumidor. A feira contará com produtos de 10 designers: Bold, Bolei Design, EM2, Indio da Costa Design, Lattoog, O Formigueiro, Pedro Braga, Prime Design, Velt e Zanini.





O evento, que já possui destaque nacional, teve, no dia 4, a solenidade de abertura, no Jockey, no dia seguinte serão iniciadas as palestras e worshops e trará nomes de destaque no cenário internacional do design, como a holandesa Ellis Bartholomeus, considerada expert em design de jogos, com apresentação às 20h do dia 6, e o professor e designer Giovanni Cutolo, com apresentação marcada para dia 8, às 20h, sobre a história do design italiano.

No âmbito nacional, o evento irá contar com a participação de mais de 30 profissionais relacionados ao design. Temas que associam o design a outras áreas também serão abordados em palestras, como no caso do publicitário e designer Diogo Mello, que apresentará a história da cervejaria Ampolis, em “Design drinking: a Brassaria Ampolis e a arte nas cervejas artesanais” e da chef Roberta Sudbrack, com a palestra “Olha esse cheiro… a comida também é uma experiência estética”. 

As inscrições para Semana Design Rio podem ser realizadas através do Clube Sou+Rio – programa de relacionamento do jornal O GLOBO ou pelo site do evento. 

Por Helem Franco



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *