Decoração com estilo clássico





Neste tipo de decoração é possível aproveitar pequenos detalhes, preenchendo os espaços com obras de arte e móveis ricos em estilo.

O  mundo do design exige constantes inovações, o neoclassicismo é um estilo que mistura arte e bom gosto numa decoração contemporânea que remete muita das vezes ao estilo greco-romano dos grandes impérios.

Apesar de nunca ter saído de moda, o estilo clássico conta com uma grande destreza dos operários que realizam as construções. Rico em pequenos detalhes, a alta costura acompanha de forma mútua o processo decorativo do ambiente, peças como tapetes, cortinas, esculturas e quadros são requisitos para que a harmonia clássica tome conta de um ambiente de luxo e requinte.

Um dos problemas do estilo clássico é o espaço físico que costuma destoar bastante quando se trata de móveis. Armários, camas, cabeceiras e penteadeiras que fazem parte do coro decorativo, muitas dessas peças foram projetadas para preencher os enormes espaços das grandes mansões de barões, fazendeiros e pessoas importantes em épocas remotas cuja valorização por este tipo de arte era grande.

As paletas de cores mais utilizadas neste tipo de decoração são:

Preto – para ambientes cuja iluminação seja feita com lustres que exigem muitas lâmpadas e nas vestimentas o preto além de esconder pequenas imperfeições, também combina com boa parte da paleta de cores.

Bordeaux (similar ao vermelho-vinho) – ambientes clássicos mais recomendados para casais, alguns artistas afirmam que o bordeaux (leia-se: bordô) se assemelha ao ventre materno e por este motivo causa sensação de proximidade e acolhimento, muitos restaurantes utilizam este tipo de decoração para que o cliente sinta-se mais à vontade.

– Azul-marinho e verde-esmeralda – podem e devem ser combinadas com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e cor de rosa bebê transformando o ambiente mais colorido e alegre, uma boa escola para quem deseja mudar fugir do padrão sem perder a elegância.





Os tons de cinza:

Existe uma grande diferença quando trata-se de decoração clássica e neoclássica. Na neoclássica valoriza-se bastante a integração da tecnologia e elementos mais simples com poucos detalhes, arrojados e luxuosos costumam chamar atenção por serem discretos e causam ar de muito requinte e bom gosto, além propriamente de expressar em imagem a personalidade do proprietário do imóvel cuja decoração está inserida. As cores adotadas remetem a um ambiente com iluminação moderada a alta, este último para regular a claridade utiliza-se muito o preto.

A decoração clássica, diferente da decoração neoclássica, adota o preenchimento dos espaços com obras de arte e móveis ricos em detalhes, esculturas são itens bastante comuns neste caso e representam um tom de cor nude ao bege clareando os ambientes geralmente saturados de mobílias.

A escolha é de cada um, o gosto varia bastante quando se trata de decoração, existem vários outros estilos, mas para quem adota uma vida com maior seriedade com certeza esta decoração será de muito bom gosto e uma excelente escolha. 

Por Gabriel Valladão

Estilo clássico

Estilo clássico

Fotos: Divulgação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *