Decoração montessoriana para o quarto das crianças





O princípio dessa decoração é adequar o ambiente de acordo com o que a criança realmente necessita para seu desenvolvimento, e não sob o ponto de vista dos adultos.

Você já pensou em fazer um quarto tentando entrar na cabeça do seu bebê e analisando o que ele realmente necessita, e não apenas no seu ponto de vista de um adulto?

A decoração montessoriana parte desse princípio.

Para te ajudar a entender melhor o conceito, e aplicá-lo aos ambientes da sua casa é que elaboramos esse artigo. Acompanhe agora algumas das melhores dicas para se executar o processo de decoração montessoriana com sucesso.

– As paredes:

Decore as paredes com paisagens que sejam de simples entendimento para a criança, por exemplo, uma decoração com animais ajudará os pequeninos a expandir os horizontes percebendo que existem outras formas de vida além dos seres humanos. Para nós adultos isso parece não ter muita valia, porém, é comprovado que isso desenvolve a mente da criança de uma forma sensacional.

– A mobília:

O quarto de uma criança é a sua ilha, portanto, faça do quarto da criança um lugar que ela tenha livre acesso aos utensílios que sejam de seu interesse. Obviamente, você deve tomar cuidado para que esses objetos sejam seguros para que a criança possa manusear sem risco à sua vida.

Para a cama, é importante que esta seja de baixa altura, quase no chão, e possibilite o ir e vir da criança, sem riscos.





– Casinhas (cabanas):

Quem quando criança não brincou de fazer uma cabaninha, é interessante isso, pois todo mundo tem alguma história relacionada a esse tipo de brincadeira e lembra com saudades desses momentos. Então, uma boa dica aqui é preparar uma cabana no quarto da criança para que ela possa se divertir com isso e como nós, relembrar desses momentos com uma saudade tremenda.

– Luminária:

É um utensilio necessário às crianças, pois estas, geralmente, têm medo do escuro, e para dar a elas um conforto, nada melhor que uma luminária ao lado da cama.

Todas essas dicas de como utilizar a decoração montessoriana são muito importantes, então utilize-as e nunca se esqueça de garantir a segurança da criança, vedando tomadas e tirando objetos pontiagudos de seu alcance.

Por Igor Furraer

Quarto montessoriano

Foto: Divulgação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *