Mix de cores – Usando o bom senso na decoração de ambientes





As cores na decoração dos ambientes devem harmonizar e interagir entre si.

Você comprou uma casa ou apartamento novo? Ou então está querendo dar uma repaginada na decoração da casa? Não importa qual seja a motivação, o que existe em comum em ambos os casos é que é preciso primar pelo bom senso no momento de fazer a decoração do lar. Afinal, caso haja erros, os prejuízos financeiros e a perda de tempo podem ser imensos.

Arquitetos e designers de interiores têm comungado da opinião de que, bem antes de se pensar em quais tipos de móveis irá se colocar na casa, é bom atentar para as cores das tintas que se pretende pôr sobre as paredes de cada recinto. Usando a expressão mix de cores, esses profissionais aconselham que nunca se precisou tanto de bom senso para o momento da escolha.

A escolha das cores tem de estar em conformidade com a proposta de cada ambiente, o que explica, por exemplo, que as cores em uma cozinha não apenas devem se harmonizar como também interagir entre elas, passando a ideia de um espaço saudável, feliz e muito agradável de se estar na casa. Claro que tudo deve estar de acordo com o “gosto” do proprietário da casa e do apartamento, mas o bom senso é como um denominador comum, em que uma maioria compreende que o mix de cores deu de fato beleza ao lugar. As cores são tão essenciais que devem até mesmo preceder a escolha dos móveis da casa. Isso para que tudo se complemente e não se desarmonize.

O segredo para se ter sucesso é sempre apostar em suas combinações que se complementam por serem opostas – unir cores em tons claros com fortes. Há pouco tempo, estava na moda faz um mix entre azul turquesa e branco (tanto em cozinhas, quanto em salas principais), deu tão certo, que chegou mesmo a virar uma febre no universo da decoração se recorrer a essas cores.





Em se tratando de quartos, bom mesmo é pegar apenas uma parede do cômodo para colocar no tom que agradar as vistas do proprietário. Enquanto nos banheiros, tanto se pode optar por cores apenas neutras como também a junção de cores neutras com tons mais escuros e chamativos como o preto, o vermelho, dentre outros.

Quando o assunto é decoração, a verdade é que a criatividade pode e deve ser uma grande aliada. As cores podem, dentro dessa criatividade, ser uma poderosa ferramenta para que seu lar seja lindo, aconchegante e prazeroso para se viver.

Por Michelle de Oliveira

Cores na decoração



Um comentário sobre “Mix de cores – Usando o bom senso na decoração de ambientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *