Decoração rústica – Tendência para o inverno 2015





Alguns elementos e uma decoração mais simples dão o tom de rústico no ambiente que será decorado.

Com características e elementos decorativos muito próprios, o estilo rústico é uma das tendências para o inverno 2015 em decoração. Tradicionalmente ligado à atmosfera de casas antigas de campo, esse estilo pode ser adotado totalmente em uma decoração ou pode ser misturado a um outro estilo, desde que se harmonizem. Não há como negar o charme que a inspiração do campo traz às casas urbanas, até mesmo a apartamentos, que ao ganhar um toque rústico ganham uma atmosfera de aconchego.

Como decorar com o estilo rústico:

Esse estilo é identificado principalmente pelos móveis e pelos têxteis em padronagens diversificadas. Veja algumas dicas:

  • Um dos grandes "trunfos" do estilo rústico, são as peças de decoração com personalidade e histórias próprias, como peças antigas, que passam por gerações ou que são adquiridas em antiquários. 
  • O mobiliário antigo dá o aspecto country ao ambiente – sejam peças realmente antigas ou peças fabricadas exatamente para esse tipo de decoração.
  • Madeira é o material predominante nesse estilo de decoração, assim como o ferro. O dono da casa ou apartamento decidirá se quer pintar os itens nesses materiais ou se quer deixá-los no estado puro. Lembrando que no estilo rústico, a imperfeição é vista com bons olhos – isso se estende também para as peças de mobília que nem sempre combinam entre si.
  • Tapetes: esteiras naturais ou fibra de coco ou os tapetes em tecido de algodão.
  • Paleta de cores: normalmente as cores predominantes nessa decoração são os tons terra, branco sujo ou tons pastéis bem clarinhos.
  • Camas, almofadas, toalhas de mesa e outros têxteis ganham listrados, florais, quadrados, chita e algodão. Patchwork é a cara do rústico.
  • Objetos de decoração: palha e vime em cestos e cadeiras, objetos em ferro e cobre, cerâmica, latas decorativas e peças feitas à mão. Não se preocupe em combinar a louça – ela não combina no rústico. 
  • Paredes de pedra ou de tijolos. Caso não seja assim, pode-se utilizar paredes forrada a madeira natural. Quem quer um aspecto mais natural, pode deixá-las pintadas de branco.




Como já dito anteriormente, somente a presença de alguns elementos e uma decoração mais simples, já dão o tom de rústico. As dicas dadas podem ajudar com os detalhes e há muito mais que isso. Caso precise de ajuda, não hesite em procurar um profissional da área, que poderá ajudar-lhe com o seu projeto de decoração.

Por Elia Macedo

Decoração rústica

Foto: Divulgação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *