Tinta para infiltração – qual você deve usar?





O mercado de tintas atualmente oferece uma série de novidades para os consumidores, com tintas em diversas cores e para todas as ocasiões.

Hoje podemos encontrar tintas para praticamente tudo: área externa, área interna, tinta com brilho, tinta fosca, com efeitos e várias outras opções.

E como um dos principais problemas nas construções é a infiltração, muita gente procura por tintas para infiltração, na esperança de que possam resolver o problema com poucas pinceladas. Acontece que a infiltração não se resolve com tintas, pelo contrário, o problema da infiltração deve ser resolvido primeiro para depois pintar a parede.

Há no mercado tintas que ajudam a proteger as paredes, por exemplo, a tinta "emborrachada" que além de proteção contra o sol e a chuva, possui uma certa "elasticidade", evitando que apareçam pequenas fissuras que possam surgir na parede futuramente.

Primeiramente devemos saber que a infiltração sempre surge de baixo para cima. Ela é resultado da umidade que vai se acumulando no solo e acaba sendo absorvida pelo alicerce da residência e acaba "subindo" pela parede, o que resulta em manchas de bolor ou então a tinta acaba estufando no local onde ocorre a infiltração.





O importante é prevenir, e uma das formas é utilizar argamassa com impermeabilizante ou então passar manta asfáltica em toda a extensão do alicerce da residência. Melhor ainda, se puder fazer o assentamento da alvenaria com argamassa impermeabilizada, pelo menos até a 8ª fiada.

Fique atento também às trincas nas paredes, pois este problema também deve ser resolvido antes de se passar a tinta. Quando a trinca está na vertical ou na horizontal, indica que ali há o encontro de diferentes materiais, como o concreto das vigas, os pilares, etc. Pode-se utilizar massa corrida para fechar estas trincas e depois pintar, mas se as trincas estiverem largas, um pedreiro deve ser chamado.

Depois que resolver o problema das trincas e da infiltração, aí sim, você poderá passar a tinta. Invista em uma tinta de qualidade, mesmo que custe mais caro, pois elas oferecerão maior proteção à parede, como a tinta “emborrachada” que vai manter a parede da residência mais protegida do sol e da chuva, garantindo assim, maior durabilidade ao serviço realizado.



Um comentário sobre “Tinta para infiltração – qual você deve usar?

  1. Por favor, me indique uma tinta antipinchação para portão de ferro. agradeço NEUSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *