O que é o zarcão e quando deve ser utilizado





O tetróxido de chumbo, conhecido vulgarmente como “mínio” ou “zarcão”, é um composto químico utilizado na aplicação em superfícies para a proteção contra a ferrugem.

É utilizado também para a fabricação de tintas. As tintas chamadas “tintas zarcão” são comercializadas e utilizadas em coberturas metálicas para a prevenção de ferrugem.

Em sua forma primária, o zarcão se apresenta como um pó vermelho insolúvel. É utilizado também na produção de vidros, cristais e baterias.

Em ambiente doméstico, a tinta zarcão é empregada comumente devido às suas propriedades anticorrosivas. Deve ser utilizada em superfícies de ferro ou suscetíveis à ferrugem. Essa tinta, no entanto, possui emprego limitado, pois possui toxicidade e outros pigmentos.

O zarcão é indicado tanto para superfícies internas como externas. Possui também grande poder de cobertura, rendimento e alastramento e o seu acabamento é fosco.

Para aplicar, deve-se utilizar um rolo de espuma ou um pincel macio. Pode ser utilizada também uma pistola de pressão de pulverização com a característica de 30 a 35 lb/pol2.





O complemento deve ser misturado antes e também durante a aplicação, com uma espátula apropriada, isenta de contaminantes e impurezas. Se for necessário a limpeza das ferramentas utilize aguarrás. Duas demãos são suficientes.

A secagem varia entre 4 a 24 horas. Após 4 horas a superfície pode ser tocada; depois de 12 horas poderá ser aplicada outra demão e, após 24 horas a secagem está completa.

Para melhorar a fixação e a aplicação do produto, prefira dias de temperatura amena e clima seco.

Sua utilização requer os cuidados básicos para que o produto não entre em contato com os olhos ou qualquer outra mucosa. Consulte todas as orientações do fabricante e evite a inalação excessiva do produto, pois como qualquer produto solvente, o zarcão possui propriedades químicas tóxicas que podem ser lesivas à saúde.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *