O que é e quando usar a tinta fosca?





A principal característica da tinta fosca é a ausência de brilho.

A princípio as pessoas poderiam achar que por não ter brilho, seria melhor escolher uma outra tinta, já que o brilho fará com que a cor se destaque mais e a parede fique mais bonita. No entanto, é preciso analisar bem as características de cada tinta para fazer a escolha certa.

A tinta fosca é ótima para esconder as imperfeições em uma parede e também as irregularidades presentes na superfície. Dessa forma, aplicar tinta fosca em uma parede cujo acabamento não é tão bom, poderá lhe garantir um resultado muito melhor.

A tinta acrílica, que é uma das mais vendidas, oferece um ótimo resultado também, principalmente em paredes com bom acabamento. Esta tinta é solúvel em água e sua secagem é rápida. Outra vantagem da tinta acrílica é que sua fórmula vem com resinas acrílicas e isso garante maior impermeabilidade à parede, sendo indicada principalmente para paredes externas, já que é mais resistente a água. Também é sugerida para a cozinha, lavabo e garagem, já que poderá ser lavada posteriormente.

E com tantas vantagens, vale lembrar que a tinta acrílica possui a sua versão fosca, por isso, na hora de comprar a tinta, é importante levar em consideração não somente a cor, mas também o fato dela ser fosca ou não. Se a parede onde a tinta será aplicada, não tiver a superfície muito lisa, a melhor opção é utilizar a versão fosca.





Mas a tinta fosca também é muito utilizada para se conseguir um efeito diferenciado, principalmente nas áreas internas da residência. Quando você quer dar um toque especial a um ambiente, pintando uma das paredes de uma cor diferenciada, esta cor na versão fosca ficará com um visual muito bonito.

O mesmo vale para a tinta esmalte, que não é solúvel em água e são indicadas para pintar superfícies de ferro ou madeira como janelas, corrimãos, entre outros. A tinta a óleo também pode ser aplicada em paredes.

Cabe frisar que a tinta esmalte é facilmente conhecida pelo seu alto brilho, mas esta tinta também tem a sua versão fosca e pode ser uma ótima opção, por exemplo, para quem não quer um ambiente com tanto brilho, pois neste caso a tinta chamaria muito a atenção no ambiente.

Há várias opções em tintas e para quase todas elas tem a versão fosca, por isso, na hora da compra, confira este detalhe que poderá fazer toda a diferença.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *