Dicas para escolher o tom das tintas





Quando vamos pintar a casa ou apartamento, ou quando pensamos em mudar o ambiente, precisamos ficar atentos na escolha do tom das tintas, pois isto fará toda a diferença no resultado final.

Devemos lembrar, primeiramente, que a pintura começa sempre pelo teto, depois vem as paredes, portas e janelas. Os rodapés ficam por último e é preciso que o ambiente esteja completamente vazio para evitar que caia tinta em algum móvel ou objeto.

Antes de tudo isso, porém, a tinta já deve ter sido comprada e é nessa hora que vem a grande dúvida: quais tonalidades de tinta comprar?

Para facilitar a sua escolha, você pode começar eliminando as cores de que não gosta, assim ficará mais fácil a escolha. Importante lembrar-se nessa hora de que as cores muito intensas não devem ser aplicadas nunca em um mesmo ambiente, pois os tons mais fortes já tendem a ser mais cansativos e quando misturados com outros tons também de tonalidade mais forte, aí é que o resultado será desastroso.

Os tons mais amenos cansam menos a visão, mas há quem os ache sem graça. Se você está em dúvida entre um ou outro, poderá até combiná-los, mas sempre deixando prevalecer as tonalidades mais amenas.

As cores em tons de café com leite, que vão do bege ao marrom, costumam ser indicadas por serem bem imparciais e combinarem com quase todo tipo de decoração.





Para quem deseja investir em um ambiente mais sofisticado, então a dica é escolher entre os tons cinzas, que remetem o ambiente ao moderno, sofisticado e futurístico. Os tons acinzentados combinam com as peças de arte, design arrojado e com decorações envolvendo metais.

Uma tendência, que apesar de não estar mais em evidência, mas continua sendo usada por muitos, é ter uma parede em tom diferente das demais. Dependendo da decoração do ambiente, realmente pode ficar bonito, mas é preciso planejar com antecedência, sabendo como será a decoração do ambiente, quais móveis irá utilizar, para aí sim, escolher o tom a ser aplicado na parede que terá uma cor única. Geralmente esta parede terá uma tonalidade mais forte, por isso, é melhor optar por uma decoração com cores menos chamativas, já que a parede já fará isto.

Cuidado com os tons em vermelho ou alaranjados pois eles costumam enjoar mais rapidamente.

Já as cores em verde e azul claro são agradáveis, porém, são indicadas para os quartos e nunca para os ambientes de estar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *