Como combater a umidade em paredes e pisos





É fato que mofos, bolhas nas pinturas, manchas e outros problemas são bastante comuns em diversos tipos de imóveis.

Tais problemas não são exclusivos da umidade, ou seja, os mesmos também podem ser causados por uma infiltração, por exemplo. E se você está enfrentando este tipo de problema, saiba que você tem algumas alternativas para se livrar disso. Orientação solar, ventilação e uma boa climatização podem ser seus aliados.

Caso não saiba, o efeito de “suor” nas paredes ou pisos é resultado de uma mudança brusca na temperatura daquele determinado ambiente. Muitas das vezes o problema está relacionado à mudança no clima, haja vista épocas mais frias como o inverno. Além disso, problemas com irrigações, vazamentos e etc. também podem ser os vilões.

Uma das principais alternativas para controlar a mudança de umidade e evitar mofos, manchas estranhas e bolhas em seu piso ou parede é a utilização de desumidificadores. Tais aparelhos são capazes de tirar a umidade do ar, como por exemplo o vapor que fica no banheiro após um banho. Além disso, o ar-condicionado também pode ser usado para esta mesma finalidade, já que contam com as funções quente e frio.





Outra maneira bastante inteligente de evitar tais problemas é estar atento à ventilação do ambiente. É recomendável que o ambiente disponha de aberturas voltadas para uma direção favorável à entrada de vento. Com isso, é bastante importante ter janelas nos diferentes cômodos da casa. Também existe o horário mais indicado para deixar o vento entrar: entre 10h e 15h, pois em algumas ocasiões o ar da rua pode estar úmido.

Já os casos de paredes mofadas, apresentando bolhas ou com manchas, indicam que pode estar ocorrendo infiltração. Com isso, é preciso identificar o quanto antes a fonte do vazamento. A localização da infiltração sempre sugere pistas da origem do problema. Quando ocorrem nas paredes, por exemplo, suspeita-se que o problema vem do teto. Já infiltrações nos pisos sugerem impermeabilização da fundação.

Por Bruno Henrique



Um comentário sobre “Como combater a umidade em paredes e pisos

  1. impermeabilização …somente com material com elasticidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *