Como aplicar verniz em madeiras





Aplicar o verniz na madeira é importante não só para que ela fique mais bonita, mas principalmente, porque o verniz irá proteger a madeira, garantindo uma durabilidade muito maior.

É relativamente fácil aplicar o verniz em madeiras, porém, é importante ficar atento a certos detalhes, para fazer da forma correta.

Para começar, você deve misturar muito bem o conteúdo da lata de verniz antes mesmo de começar a pintar a madeira e para isto você pode utilizar o próprio pincel ou algum outro objeto, desde que esteja limpo e que não solte nenhum material dentro do verniz. Enquanto estiver misturando, não bata o verniz porque isto vai criar bolhas e depois elas irão para a madeira, estragando o serviço.

Outro cuidado a ser tomado é o de nunca ficar esfregando o pincel na borda da lata de verniz. As pessoas têm mania de fazer isto para tirar o excesso de verniz do pincel, mas é errado. O correto é dar leves batidas e nada mais. Aplique o verniz sempre passando o pincel no sentido horizontal, pois isso garante um melhor resultado.





Quando for aplicar o verniz na madeira, o serviço sempre deve ser concluído. Nunca deixe para terminar no dia seguinte ou algumas horas depois. Verifique com antecedência o tamanho da madeira que irá receber o verniz e veja se você terá tempo suficiente para aplicar o verniz em toda a peça, do contrário, deixe para um outro dia, quando você tiver tempo de começar o serviço e ir até o fim, não deixando um pedaço da madeira para aplicar o verniz posteriormente.

O verniz, quando aplicado na madeira, deverá ser espalhado de forma rápida e uniforme, cobrindo toda a área, pois se o verniz começar a secar você não conseguirá mais espalhá-lo e isto irá deixar uma "camada" na madeira e o resultado final não vai ficar nada bom. Cabe frisar que o verniz deve ser aplicado em duas mãos, sendo que após a primeira, espere secar bem antes de passar a segunda demão de verniz.

Se for a primeira vez que a madeira está recebendo o verniz, é indicado passar primeiro um “selador”, pois assim o trabalho ficará melhor, mais econômico e a madeira estará melhor protegida.



Um comentário sobre “Como aplicar verniz em madeiras

  1. Legal,gostei da dica,eu não sabia que não pode limpar o pincel na borda da lata,shou aprendi mais uma,agora meu amigo,gostaria de saber se existe uma tinta que substitui o verniz,tipo minha janela e minha porta é branca,tive que trocar a porta só que agora eu quero verniz presciso pintar a janela de verniz como faço pode me dar dica obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *