Dicas de cores que ajudam a economizar energia elétrica





Tons claros refletem mais a luz e ajudam a economizar energia

Em tempos de crise hídrica e energética tudo aquilo que pode ser feito para ajudar a economizar um pouco é sempre muito bem-vindo. Um exemplo muito claro de que mudanças de hábitos e costumes podem influenciar diretamente no bolso e ainda mais na economia de recursos preciosos, tais como, a energia elétrica, uma boa opção é utilizar cores e tipos de tintas adequadas nos locais, a fim de diminuir os gastos com energia elétrica.

Essa constatação vem de dicas de engenheiros e pessoas ligadas à área da construção civil, haja vista que quanto mais escuras são as cores de um ambiente, mais elas possuem a capacidade de absorver calor, fator este que acaba impactando na conta de energia elétrica, pois devido a essa maior absorção de calor os ambientes se tornam naturalmente mais quente e acaba obrigando às pessoas a fazer a utilização de ar condicionado e ventiladores por mais tempo.

Uma excelente dica para quem vai pintar ou deseja mudar a cor do seu ambiente é fazer a opção por cores claras para pintar, principalmente, tetos e paredes, haja vista que até mesmo durante o dia você irá conseguir aproveitar melhor a luminosidade sem ter a necessidade de ligar lâmpadas. Como sugestão são indicados tons de amarelo ou de verde-claro, pois estas refletem mais luz até mesmo do que a famosa branco gelo.

Um cuidado especial deve ser tomado também com as texturas, porque quanto mais textura a tinta a ser utilizada possuir mais ela terá a capacidade de reter o calor, assim a melhor opção quando se for fazer texturas nos ambientes é sempre optar por cores foscas, as quais têm níveis bem menores de absorção de luz e consequentemente de calor.





Agora para quem gosta de pintar o telhado, a melhor opção é pintá-los de branco, mas se a sua escolha no sentido de usar telhas no telhado dê preferência a telhas de cerâmica ou de fibrocimento, tendo em vista que estas facilitam a circulação de ar nos ambientes.

Então aí ficam as dicas, prestem atenção nas cores, porque a longo prazo uma escolha correta pode refletir em uma economia que com certeza valerá a pena.

Por Adriano Oliveira

Como pintar paredes

Foto: Divulgação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *