Aprenda a fazer Decoupage, a Técnica da Colagem





Exercitar a criatividade deveria ser um hábito, contudo o dia a dia das pessoas anda tão corrido que não sobra quase tempo para se dedicar a uma atividade que exija paciência, inspiração e perseverança para aprender. Ter mãos habilidosas e uma profunda aptidão para fazer artesanato podem ser características de pessoas com alto nível de criatividade, quem não possui ou tem pouca não precisa ficar triste, pois esta, assim como todas as habilidades, pode ser desenvolvida. Para isso o exercício constante é fundamental.

Há inúmeras técnicas para fazer lindos artigos artesanais, papel machê, gesso, biscuit, ou seja, você pode escolher o que mais lhe agrade e começar a desenvolver suas técnicas. Hoje em dia é possível encontrar tutorias muito bacanas na web, para isso você precisa garimpar.

Se você já tem foco definido, optou por trabalhar com madeira, gesso ou borracha, pode começar a entender sobre uma técnica muito versátil e que ajuda você a renovar aqueles objetos que estão guardados lá encima do armário ou que estão deixados num cantinho da sala. Para isso aqui será apresentada a técnica de decoupage ou técnica da colagem.

Nesta técnica a criatividade deve ser explorada e deixada em evidência. Como o próprio nome diz, a técnica busca por meio da colagem de materiais em uma peça determinada, vale até praticar decoupage em imagens santas.

Escolhemos três bons vídeos para apresentar a técnica e te ensinar a fazer decoupage.

Decoupage em gesso

Para fazer decoupage no gesso você precisa de alguns materiais em especial, são eles: guardanapos de papel decorados (vendidos para decoupage), uma imagem de gesso, 3 pincéis: um chato, um fino e um médio macio, termolina, tinta acrílica de várias cores. Pinte a peça de gesso, logo recorte o papel no formato que você mais gostar. Logo aplique termolina na região que você quer colar o papel. A seguir, vá repetindo os passos em outras regiões da peça.

Vídeo em duas partes, do Estúdio Brigit:


Decoupage em borracha





Para fazer decoupage em peças de borracha tais como um chinelo você deverá ter a mão: 2 pincéis n° 24, um par de chinelos, tesoura, cola para decoupage exterior, lixa de unha, espátula, vaselina em pasta, verniz à base de água, glitter e guardanapos estampados. Inicie com a retirada da tira do chinelo, logo passe a cola na sola, espere secar por aproximadamente 15 minutos. Corte o papel no formato desejado separando um pedaço para cada chinelo. Estique bem a folha sobre a cola, pressionando com a mão para que não fiquem bolhas de ar, se necessitar use a espátula para este passo. Faça o acabamento utilizando a lixa de unha no lado mais grosso. Com a ponta dos dedos espalhe o glitter nas flores, passe a cola nas flores, deixe secar por mais 72 horas e passe de novo. Aguarde mais 72 horas para a secagem total dos chinelos. Para dar acabamento, passe o verniz com um pincel. Deixe secar por uma hora. A vaselina deverá ser espalhada em cada buraco do chinelo para que as tiras sejam mais facilmente colocadas.

Vídeo da Tigre:

Decoupage em MDF

Se pretende fazer decoupage na madeira utilizará uma caixa de MDF, cola branca, tesoura, fotos, rolo para pintura, verniz em spray, tinta acrílica decorativa preta, 2 lixas de madeira, régua, lápis. Comece lixando a caixa tanto interna quanto externamente, passe a tinta acrílica e deixe secar. Pegue uma foto e meça em cima da caixa para medir o tamanho, corte o que ficar sobrando, espalhe a cola, cole a foto. Pressione para que não forme bolhas. Repita os passos nos lados restantes da caixa. Finalizando a colagem, passe cola branca na caixa inteira. Ressaltando que a cola branca ficará transparente ao secar, então não se preocupe!

Vídeo de Angélica Martins:

Por Melina Mariel Menezes Pereda



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *