Dicas para enfeitar a sua casa para o Natal de maneira segura





Está chegando umas das épocas mais esperadas do ano: o natal! O clima de paz, amor e a cidade iluminada encanta a todos. Você já preparou o natal na sua casa? Já colocou os enfeites e montou a árvore? A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) fez algumas recomendações para manter a segurança, que vão desde a compra de materiais e a forma de instalação.

Antes de comprar qualquer tipo de enfeite, verifique se ele é aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e também se são testados. Além disso, durante as instalações evite as “gambiarras” como, por exemplo, a instalação de vários enfeites usando a mesma tomada. Por exemplo, ligar muitos itens de natal em um mesmo “T”.

Em relação aos filtros de linhas, eles podem ser utilizados, mas desde que o dispositivo interno tenha proteção esteja operante e não tenha sofrido modificações. Você tem crianças em casa? Fique atento, porque nesta época do ano elas são atraídas pelas iluminações de natal e podem sofrer uma descarga elétrica. Por isso, cuidado redobrado quando for levar as crianças para ver os enfeites de natal que estão espalhados pela cidade.

Além disso, tenha cuidado e não instale lâmpadas decorativas usando postes e pontaletes do padrão CEMIG para a fixação. Os enfeites de natal devem estar bem presos, para que o vento não projete contra a fiação elétrica e possa desencadear acidentes, evite a instalação dos enfeites de natal em área sujeita a chuva ou alagamento, proteja os pontos de conexões elétricas e as tomadas de forma adequada. Tenha preferência pelos enfeites que são impermeáveis, porque eles são seguros e tem uma durabilidade maior.

Invista nas lâmpadas que são feitas de LED, porque são mais econômicas, não geram aquecimento e também são mais brilhantes.





Desligue os enfeites de natal antes de dormir, para economizar energia elétrica.

Depois destas dicas, é só começar a decorar a sua casa para a chegada do natal!

Por Babi

Decora??o para o Natal

Foto: Divulgação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *