Dicas para escolher a cor certa para pintar a sala





Na hora de pintar a sala, o que devemos levar em consideração? Os móveis devem seguir o estilo da decoração, assim como as cortinas, quadros e demais objetos, mas isso é feito somente depois que escolhemos a cor que iremos pintar a sala!

E por que a cor é tão importante assim? Pelo simples fato de que ela irá interferir em tudo que estiver naquele ambiente, desde os objetos, às pessoas, à luminosidade e poderá tornar o ambiente mais bonito ou não e até mesmo mais ou menos agradável!

E na hora de escolher a cor da sala, claro que você vai querer levar em conta o seu gosto pessoal, mas antes é importante lembrar que há regras para a escolha das cores, para a sala ficar bonita e em harmonia.

Quando vamos pintar a sala, precisamos ficar atentos às cores e iluminação do ambiente, porque as atenções devem estar voltadas para o piso, por isto, optar por tons neutros é a melhor forma de não errar na escolha, até porque, precisamos levar em consideração que teremos os móveis no ambiente e todo mundo faz questão de escolher móveis bonitos. Se você escolher cores chamativas para a parede, elas vão concorrer com os móveis e a decoração do ambiente, ao passo que, se for um tom neutro, acontecerá justamente o contrário, os móveis e a decoração serão mais valorizados!





Cada cor tem sua “explicação”, seu objetivo, por exemplo, como o quarto é um lugar de descanso, devemos usar cores que nos remetam à tranquilidade.

A sala é um local que deve nos proporcionar a sensação de aconchego, então devemos optar pelas cores associadas a esta sensação. O cinza e o branco são os mais utilizados, deixando as cores para o sofá, ou as cortinas, almofadas ou até mesmo o tapete.

Não se esqueça que misturar muitas cores deixa o ambiente pesado, cansativo, o ideal é ter um número menor de cores, para ficar com o visual mais clean, isso sim irá deixar sua sala mais bonita e a decoração mais valorizada.

Sala de estar

Exemplo de sala de estar bem decorada, em estilo contemporâneo, em espaço não muito grande, com cores claras e harmoniosas, passando um aspecto clean.

Sala de estar em casa de praia

Um ambiente mais rústico, como a sala de estar de uma casa de praia, com móveis de cores mais fortes requer um contraste, conseguido com a pintura branca, que harmonizou o conjunto.

Sala de estar, decoração alpina

Sala em estilo alpino, com pé direito alto, exibindo contraste de cores através de apenas um tom de pintura das paredes em tom pastel, deixando o ambiente mais claro e aconchegante.

Sofá em sala de estar, combinando.

Contraste é importante para quebrar a monotonia do ambiente e móveis podem ser importantes para isso. Neste caso, as almofadas do sofá combinando com a cor da textura deram um toque de charme para a sala. O contraste ficou por conta da cor da braçadeira e das janelas. Combinação perfeita que não seria atingida com um sofá monocromático.

Por Russel



4 comentários sobre “Dicas para escolher a cor certa para pintar a sala

  1. Minha cozinha e acoplada a sala com apenas um balcao separando os dois ambientes minha cozinha tem em distaque a cor verde e gostaria de usar o erva doce na sala sera que fica bom?ou devo usar um verde mais escuro?

  2. Na minha casa tem uma parede grande que fica metade sala metade cozinha ,os moveis da minha cozinha sao brancos e na sala o meu sofa e vermelho comumas flores na cor preta.Gostaria de saber qual cor devo usar para pintar esta parede.

  3. Meu piso sala é mármore rajado que cor posso pitar minha sala. Os móveis são claros. E uma cor para destaque qual coloco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *