Dicas criativas para reformas e decoração de ambientes





Na hora de reformar a casa, por menores que sejam as mudanças, é sempre bom ficar atento a alguns detalhes importantes, para que sua obra não acabe se tornando uma dor de cabeça ou levando muito mais dinheiro do seu orçamento do que o previsto.

Se a reforma inclui obras significativas, a primeira coisa a ser feita é contratar um profissional conceituado para fazer um orçamento do gasto de material e mão de obra. É muito importante que seja combinado previamente a forma de pagamento e se programar para a compra do material.

Quando se trata da renovação do mobiliário, não podemos esquecer-nos de fazer uma medição prévia do espaço onde vai ser colocado o móvel novo. Muitas pessoas esquecem essa etapa e acabam comprando móveis muito maiores que o local disponibilizado para ele, tendo que se desfazer do móvel depois da compra.

Sobre cores, é importante lembrar que “mais é menos”. Se a intenção não é contratar um profissional de decoração, o melhor a ser feito é manter as paredes com uma cor neutra e abusar das cores nos detalhes. Paredes claras, móveis leves e em tons pastéis ajudam muito na hora de abusar das cores fortes em almofadas e objetos diversos.





Ambientes pequenos devem ser mobiliados com móveis pequenos. Cores claras nas paredes e espelhos ajudam muito a dar a sensação de que o cômodo é maior. A parede da televisão nunca deve ter cor forte, uma vez que é um local para onde se passa muito tempo olhando e isso pode fazer com que os olhos se cansem. Paredes coloridas devem ficar em espaços amplos e em locais onde a visão alcança pouco.

Móveis suspensos também são curingas para ambientes menores, com o chão liberado a sensação de espaço é muito maior.

No mais, use e abuse da criatividade e aproveite para fazer um bem ao meio ambiente, objetos reaproveitados para a decoração imprimem um ar de modernidade e sustentabilidade. Vasos de pet e garrafas de vidro pintadas ficam muito bem em estantes e mesas de centro.

Por Taty Tesch

Cozinha pequena

A pequena cozinha pode ter espaço melhor aproveitado com móveis suspensos, junto à parede.

Ao fazer móveis colados às paredes, dá-se sensação de amplitude para o ambiente. Obra do design de interior Sergi Mengot, de Barcelona, Espanha.

Ao fazer móveis colados às paredes, dá-se sensação de amplitude para o ambiente. Obra do design de interior Sergi Mengot, de Barcelona, Espanha.

Quatro de crianças pequeno

Móveis multiuso adicionam praticidade ao dia a dia. Obra de Sergi Mengot.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *