Dicas para escolher as cores para pintar sua casa





Na hora mudar os ares dos nossos “cantinhos” sempre bate uma insegurança, afinal, a cor que vai nos cercar durante as horas do nosso dia precisa acompanhar nossa escala mental.

Existem cores que acabamos evitando pelo simples fato de serem poluídas visualmente, cores muito fortes acabam se destacando muito e às vezes tornam o ambiente pesado, a velha fórmula do equilíbrio é imprescindível nessas horas, e o bom e velho cinza não costuma falhar.

Por que usar o cinza?

Caso você não saiba a cor cinza está associada à independência e ao equilíbrio, a mistura de 2 tons opostos e extremos, é progressista e veio para ficar.

Onde consigo buscar ideias?

A internet é um ótimo campo de pesquisa, algumas marcas desenvolveram simuladores virtuais para auxiliar na escolha das cores de nossos ambientes.

Coral criou um aplicativo que está disponível gratuitamente para smartphones e tablets. No site é possível encontrar as tendências 2014, que incluem a categoria de cores neutras, com uma variedade atraente e inspiradora de tons de cinza. A Suvinil também dá a possibilidade de simulação de ambientes através do Upload de fotos. Ambos contam com a Calculadora Virtual, ela permite que você informe a área que deseja pintar em troca da quantidade necessária do produto, ajudando a evitar o desperdício e gastos desnecessários.

Qual tom devo usar?





As tonalidades variam muito e, portanto, é necessário adequação ao ambiente, não existe regra, certo ou errado, é preciso bom senso em primeiro lugar, se o ambiente é escuro e tem pouca iluminação natural é melhor evitar tons muito escuros. Não se prenda apenas a um tom, lembre-se que alternar tonalidades entre uma parede ou outra pode trazer resultados bem interessantes.

Cuidado com armadilhas:

Como em todas cores, evite pecar por excesso, um ambiente sem contrastes pode ter aspecto apagado, certifique-se de equilibrar a decoração para que o ambiente fique em harmonia.

Algumas outras dicas:

Sempre realize um teste de cor, às vezes as paredes estão muito ressecadas e absorvem mais tinta alterando a tonalidade do produto, atente-se para a cor depois de seca e certifique-se se o resultado atendeu suas expectativas.

Saia do branco, arriscar um pouquinho é saudável, o cinza é clássico, elegante e possui capacidade para deixar seu ambiente mais moderno e descontraído.

Casas cinza

Casas com fachadas em tom de cinza, em Jurerê Internacional, Florianópolis/SC

Sala cinza

Decoração em cinza também vai bem em ambientes internos.

Por Beatriz Duarte Baião



Um comentário sobre “Dicas para escolher as cores para pintar sua casa

  1. Bom dia!!! Tenho uma casa redonda e com muitos vidros verdes. Vocês poderiam me dar uma dica de qual cor ficaria legal?? Atualmente ela é da cor palha, como vou pintá-la estou na duvida se puderem me ajudar ficarei muito grata.Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *